Secretaria de Agricultura e Pesca tem percorrido os bairros da cidade com ações para pescadores, marisqueiras e agricultores

marisco pesca seap sururu1

No último dia 11 de novembro, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP, entre as quais Elma Sá e Marluce Ferreira, e da UFBA (Universidade Federal da Bahia) estiveram na Ilha das Fontes para juntos acompanharem o beneficiamento do sururu pelas marisqueiras. A ação teve como objetivo averiguar se as marisqueiras estavam realizando corretamente o manuseio do marisco, conforme qualificação recebida pela UFBA, em parceria com SEAP.

Estas marisqueiras serão multiplicadoras do conhecimento e concordaram em participar do projeto da SEAP – Vivências de Marisqueiras, que será realizado em São Bento, com roda de conversa, dando oportunidade as marisqueiras de falarem sobre seu modo de trabalho e, assim, ensinar boas práticas de manipulação através de vídeos e fotos.

Já no dia 18, as mesmas técnicas – Elma Sá e Marluce Ferreira (Diretoria de Pesca) – juntamente com Manuela Pedreira (Diretoria de Agricultura) foram a Jabequara das Flores para uma reunião com agricultores, com intuito de averiguar se haviam mais profissionais que precisavam ser cadastrados para arar as terras.

marisco pesca seap sururu 3No local, a SEAP cadastrou agricultores que possuem aguadas e têm interesse em cultivar peixes, este projeto é intitulado: “Segurança Alimentar na Cadeira Produtiva do Pescado: Compromisso Social”. Após o período da despesca, os agricultores se comprometeram a doar 10% da despesca para comunidades carentes.

E quarta-feira, 25 de novembro, técnicos da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), instituição que financiou o projeto intitulado “A Cadeia Produtiva da Pesca em Comunidades de São Francisco do Conde-BA: Estratégias para Transferência de Tecnologia e Promoção à Saúde da Mulher”, realizaram visita técnica na Ilha das Fontes e Ilha do Paty, onde o projeto foi realizado, juntamente com as equipes da UFBA e da SEAP.

A instituição quer averiguar o resultado do investimento realizado pelo projeto, verificar as atividades das marisqueiras em ambas as ilhas, como também visitar a academia popular, pois a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) com a equipe de fisioterapeutas também trabalhou neste projeto.

 

Skip to content