Secretaria de Cultura empossa representantes do Conselho

conselho de cultura sfco

O gabinete da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde foi palco da posse dos conselheiros de cultura da cidade, na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro. Os candidatos eleitos ou indicados, a partir deste dia, passam a representar o município no segmento.

A Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) foi responsável pela cerimônia, que empossou 28 membros titulares e suplentes. Entre os segmentos representados estão: movimentos religiosos, associações comunitárias, expressões artísticas, artesãos e movimentos ligados à infância e juventude. Entre os representantes do governo municipal, estão membros das secretarias de: Desenvolvimento Econômico e Social; Governo; Educação; Fazenda e Orçamento;  Meio Ambiente; e é claro, Cultura.

Nós estamos hoje empossando um Conselho de Cultura bem diversificado. Essa responsabilidade é de todos que representam esse segmento e com as nossas práticas culturais organizadas podemos fazer nosso Plano Municipal de Cultura e receber verbas do Governo”, explicou a secretária municipal de Cultura, Sandra Pitanga. Ela também enfatizou que: “a nosso Conferência foi a maior eleição que São Francisco do Conde já teve. O nosso povo da cultura compareceu em massa e fez um belíssimo evento”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana, falou sobre o papel dos conselhos para a democracia: “os conselhos são a voz do povo, nós somos funcionários dos cidadãos, estamos aqui para por em prática as demandas da sociedade”. O vice-prefeito Evandro Almeida, em discurso afirmou que “precisamos trabalhar para que a nossa cultura cresça cada vez mais, pois ela é a nossa segunda maior riqueza”.

A antiga conselheira de cultura do município e agora representante de São Francisco do Conde no Estado, Alva Célia, também emitiu sua opinião: “só quem já passou por esse Conselho sabe o quanto nós penamos. Estamos hoje com o regimento aprovado e quero lembrar a todos que as decisões precisam ser tomadas em nível de Conselho, esquecendo as vaidades pessoais”.

Por fim, a prefeita do município, Rilza Valentim, falou da alegria de ver os conselheiros sendo empossados: “é um momento de satisfação para mim. Graças ao trabalho do antigo Conselho, essa nova formação já entra com recurso para seus projetos. Mais do que um certificado, hoje vocês recebem o dever de fazer a cultura acontecer no nosso município”.