Secretaria de Esportes e Lazer lançará Programa Segundo Tempo

SEGUNDO-TEMPO-001

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SECEL) irá lançar na próxima sexta-feira (14) o Programa Segundo Tempo, que consiste em uma parceria dos Governos Federal e Estadual, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), com o município para fortalecer o esporte na cidade. O público-alvo do projeto são alunos de 06 à 17 anos. Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados.

A abertura oficial do evento acontecerá no Gabinete da prefeita, às 09 horas, em seguida, os estudantes já cadastrados pela SECEL participarão de aula inaugural nas quadras da orla marítima e de São Bento das Lages, simultaneamente.

O projeto contempla aulas de vôlei, handebol, futsal e basquete. Além da promoção ao acesso ao esporte, os alunos terão direito a fardamento e lanche, que será ofertado diariamente quando houver aula. Além disso, também será montada um suporte para atender emergência e urgência. As aulas vão acontecer as terças, quartas e sextas-feiras, no turno oposto ao horário das aulas.

“Com a chegada do programa Segundo Tempo a São Francisco do Conde, nós pretendemos democratizar o acesso ao esporte e também educar, através das atividades esportivas, para formar cidadãos e livrar as nossas crianças das questões que envolvem a vulnerabilidade social”, afirma Dháryo Vasconcelos, supervisor do projeto no município.

O objetivo do projeto é incentivar o esporte educacional, utilizando-o como uma complementação educacional, a fim de tirar os jovens de situações de risco social.

Mais informações http://www.sudesb.ba.gov.br/.

Política Nacional do Esporte

O esporte, conforme preconiza o artigo 217 da Constituição Federal, é direito de cada cidadão. Constitui dever do Estado garantir seu acesso à sociedade, o que contribui para a reversão do quadro de vulnerabilidade social, atuando como instrumento de formação integral dos indivíduos e, consequentemente, possibilitando o desenvolvimento da convivência social, a construção de valores, a promoção da saúde e o aprimoramento da consciência e da cidadania.