Secretaria de Turismo realiza levantamentos gastronômico e cultural no município

Moqueca

A Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) tem realizado um levantamento de alimentos e bebidas oferecidos no município com o objetivo de criar, em princípio, um Guia Gastronômico para a cidade de São Francisco do Conde. Bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias e lanchonetes foram objetos dessa pesquisa.

Além disso, a SETUR pesquisou também os terreiros de candomblé, as casas de farinha, artesanatos e manifestações, que se inserem no quesito “produção associada ao turismo”, com a finalidade de também criar roteiros turísticos e culturais.

A oferta da produção artesanal associada ao turismo é uma das principais fontes de renda de muitas famílias no interior de São Francisco do Conde, a exemplo da agricultura familiar. Pensando nisso, o Departamento de Serviços Turísticos da SETUR fez uma série de visitas de campo em todos os bairros para investigar, conhecer e relacionar os serviços artesanais oferecidos nas comunidades, a fim de torná-los públicos e incentivar a economia local.

A previsão é que esse guia e os roteiros turísticos sejam lançados ainda no primeiro semestre de 2014.