Secretário de Cultura, Osman Ramos, recebeu homenagem no Dia Intencional de Nelson Mandela

O Secretário de Cultura de São Francisco do Conde, Osman Ramos, bem como toda sua equipe de trabalho, estiveram na tarde dessa última quarta-feira, dia 18 de julho, no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. Na oportunidade, foram homenageados e reconhecidos pelo trabalho que a secretaria segue desenvolvendo em prol da valorização e perpetuação da cultura franciscana.

Representando o povo franciscano, o secretário Osman Ramos, recebeu das mãos do presidente do “África900 – Centro de Referência Política”, Samuel Azevedo, a “Medalha Liberdade e Inclusão” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em defesa da tradição cultural do município, incluindo projetos e promoção de políticas públicas que promovem a inclusão, a diminuição das desigualdades sociais e o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Na ocasião, o gestor da pasta de Cultura compôs a mesa da abertura da solenidade que celebrou o Dia Internacional Nelson Mandela e seu Centenário, juntamente com outras lideranças e representantes dos poderes públicos Municipal, Estadual e Federal. Movimentos sociais, da cultura, da área da educação e imprensa também estiveram presente na solenidade.

Em seu pronunciamento, o secretário ressaltou os projetos que a SECULT tem promovido no município principalmente nos bairros mais distante do Centro da cidade. O gestor também rendeu agradecimentos ao prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, à sua equipe de trabalho, em especial à Dra. Patrícia Pinheiro por ter lhe proporcionado viver esse momento memorável.

Quero aqui deixar registrado, neste momento tão especial para todos nós, o meu agradecimento ao prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, pela oportunidade de estar secretário de Cultura e a toda gestão municipal, em especial a minha equipe de trabalho. Agradeço também a Dra. Patrícia Pinheiro pela indicação dessa honraria. Estou muito feliz em receber a ‘Medalha Liberdade e Inclusão’ em nome do povo franciscano e da nossa cultura“.

Quem também estava presente na solenidade e foi homenageada com a honraria foi a diretora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, Mírian Reis que em sua fala discorreu sobre a importância da universidade na luta pela inclusão, pela liberdade, e acima de tudo, na luta constante contra o preconceito e o racismo através da educação.

Outra personalidade que também foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido na luta contra o preconceito, o racismo e o extermínio do povo negro, foi o presidente do África900, Samuel Azevedo, que também foi agraciado com a honraria “Medalha Liberdade e Inclusão” durante a cerimônia em que se comemorou o Dia Internacional Nelson Mandela.

Dra. Patrícia Pinheiro, propositora da solenidade, agradeceu a presença do público e dos representantes presentes na cerimônia em nome do “África900 – Centro de Referência Política “e enfatizou a importância do dia 18 de julho, data em que se celebra o Dia Internacional Nelson Mandela.

Vocês estão fazendo parte dessa história, não estão deixando o legado de Mandela morrer. Hoje é uma data muito importante celebrada no mundo inteiro pela ONU e a Bahia não poderia ser exceção à regra, não poderia fazer diferente, pois em 1991 ele esteve aqui trazendo esperança que o apartheid acabasse no mundo. A Bahia tem historicamente esse legado africano na diáspora e que reconcentrou a África na visita de Nelson Mandela naquele ano na Praça Castro Alves, onde Mais de 100 mil pessoas o recepcionaram. Esse homem que transformou sua vida em luta, que deu a sua vida por nós. Esse homem que vivo estivesse completaria 100 anos desta data. Esse homem deixou através de vários trabalhos e também da Fundação Nelson Mandela uma grande missão. Vivam e sejam o legado de Nelson Mandela. O dia de Nelson Mandela são todos os dias para aqueles que lutam e se colocam acima das desigualdades, para aqueles que respeitam e promovem o respeito aos direitos da pessoa humana”.

Durante a cerimônia, o grupo percussivo de São Francisco do Conde, “Frutos do Conde” animou o público presente no espaço e se apresentou com a cantora Margareth Menezes, que também fez parte do evento e foi homenageada.