SECULT: Abertura do Curso de Formação de Agentes Culturais foi um sucesso!

Na tarde da última segunda-feira, 22 de outubro, a  Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, de São Francisco do Conde,  iniciou o Curso de Formação de Agentes Culturais – ação que integra o Projeto Cultura em Movimento, que vem realizando diversas oficinas por toda cidade.

O público lotou o plenário da Câmara de Vereadores para a abertura das atividades que contou com a presença de autoridades municipais e representantes de diversos segmentos culturais. Compuseram a mesa de abertura o secretário de Cultura, Osman Ramos – representando o prefeito Evandro Almeida, a secretária de Turismo, Ússula Flávia, o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), o superintendente da Secretaria de Governo, Helton Ferreira, que representa o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), a jornalista Priscila Mendes, a coordenadora do Escritório Bahia Criativa, Taís Viscorde, o diretor de Territorialização da Cultura, Wdileston Souza, o diretor substituto e coordenador do curso de Humanidades da UNILAB, Pedro Leiva e a produtora cultural e  professora da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB,  Guiliana Kauark.

O curso, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, bem como nos dia 08 e 09 de novembro, tem como objetivo estimular e ampliar o conhecimento dos colaboradores municipais e da sociedade civil organizada acerca da pluralidade cultural existente no município e no Brasil.

Sobre o Curso de Formação de Agentes Culturais, o secretário de Cultura de São Francisco do Conde, Osman Ramos, ressaltou a importância da atividade para o aprimoramento do conhecimento cultural, bem como a qualificação dos franciscanos que são oportunizados nas diversas oficinas que vêm sendo realizadas, tanto na sede quanto nos bairros do município.

Hoje estou vivendo um momento muito feliz como gestor da pasta de Cultura do nosso município. Quero deixar aqui registrado o meu agradecimento a toda equipe da SECULT, aos coordenadores regionais e as secretarias parcerias dessa ação. Nesse momento de dificuldade, temos trabalhado incessantemente para promover ações capazes de profissionalizar e qualificar os franciscanos, para que possam exercer através do que foi proposto nas oficinas uma atividade capaz de abrir novas portas para o mercado de trabalho. Quero agradecer também aos oficineiros, pois muitos fazem parte da própria comunidade a qual ministram as oficinas, ou seja, trabalham em benefício da sua própria comunidade, são reconhecidos e valorizados por isso“.

No decorrer da atividade, foram ministradas palestras sobre temas ligados a cultura e os alunos da Oficina de Confecção de Instrumentos para Capoeira encerram as atividades com uma belíssima apresentação.