SECULT prorroga inscrições para o Concurso Cultural do Dia das Mães

concurso_p

As inscrições para o “Concurso Cultural Prêmio Maria de Benzê: Mãe, Mulher, Guerreira” foram prorrogadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) até a próxima quinta-feira, dia 09 de maio. As interessadas em participar do concurso devem procurar a sede da SECULT, situada na Travessa Castro Alves, s/n, Centro. Para se inscrever é necessário levar o documento de Identidade e Comprovante de Residência.

O concurso acontecerá no Mercado Cultural, dia 12 de maio (domingo), data em que será celebrado o Dia das Mães. As participantes deverão gravar um depoimento em vídeo, contando sua história. Na data do evento, esse vídeo será exibido e haverá um júri composto por 06 pessoas que escolherão a história mais emocionante. As primeiras colocadas serão premiadas pela Prefeitura, vereadores e amigos da Secretaria.

Para mais informações basta ligar (71) 3651-3072.

Quem foi Maria de Benzê?

Conhecida por vender quitutes africanos, Maria de Benzê foi escrava quando criança e era filha de escravos. Residia na Rua Luiz Viana Filho, próxima ao Mercado Cultural, e, por isso, o largo onde está o Centro de Abastecimento de São Francisco do Conde recebeu seu nome: Largo Maria de Benzê. Entre as deliciosas guloseimas que vendia estavam a cocada-puxa, o aponan e a bolachinha de goma, feitos por ela mesma em fogão a lenha. Ela ficou assim conhecida porque todos os dias quando saía para trabalhar perguntava em voz alta: “Quem vai me benzer?” Ou seja, quem seria seu primeiro cliente naquele dia. Toda população sanfrancisacana se recorda de Maria de Benzê como uma mulher alegre, trabalhadora, que contava muitas histórias e sempre finalizava suas falas com uma boa gargalhada.