SEDEC: Feira do Empreendedor movimentou a economia local

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), de São Francisco do Conde, promove nesta quinta (07), sexta (08) e sábado (09), mais uma edição da Feira do Empreededor – ação que integra a programação do Projeto “Outubro Empreendedor”, que promoveu ao longo do mês uma série de atividades. 

A ação conta com diversos expositores e seus arranjos produtivos, representantes de marcas, vendedores e artesãos expondo durante os três dias da feira, das 09h às 16h, no Largo Maria do Benzê.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina de Oliveira, percorreu todo espaço da feira, conversou com os expositores, se comunicando de forma atenciosa e comprometida com cada empreendedor. 
Esta é a terceira edição da Feira do Empreededor e, dessa vez, estendemos os dias de exposição, mudamos o local e também ampliamos o espaço da feira, a oferta e variedades de produtos. Aqui o consumidor encontra alimentos da agricultura familiar – economia solidária, vestuário, perfumaria, cosméticos, massoterapia e tantos outros serviços. Essa é uma grande oportunidade de negócios, o SEBRAE também está presente, onde já foi ministrada uma oficina sobre como arrumar o seu espaço comercial, usando os stands como exemplo. Os dias foram ampliados a pedido dos próprios empreendedores, que, por eles, seriam muito mais dias, mas existe toda uma estruturação e planejamento voltado para esse momento, foram dois meses de muito trabalho, parece que é fácil, mas não é. No próximo ano faremos uma feira ainda melhor. Se tivéssemos um espaço maior teríamos com certeza mais expositores. Essa feira abriga e abraça todo mundo e todos os serviços, pois trata-se de uma feira de negócios“.

A artesã e expositora na feira, Áurea Estela, mais conhecida como “Telinha”, ressaltou a arte que pratica. “Nosso projeto é voltado para a sustentabilidade, trabalhamos com os benefícios da bananeira, da fibra ao fruto. Esse projeto é realizado no Terreiro Angurusena Dya Nzambi, de Mãe Áurea e com o grupo Lindroamor Axé, onde desenvolvemos um trabalho de artesanato e de gastronomia, com diversos produtos orgânicos e sustentáveis. Usamos a bananeira porque é a nossa riqueza e podemos trabalhar e se alimentar com ela, além de oferecer inúmeras alternativas de manuseio, isso significa qualidade de vida“.

Sobre a Feira do Empreededor, a artesã destacou a importância da ação. “Iniciativas como essa são muito importantes, pois temos muito o que agregar através do nosso trabalho. É fundamental que os artesãos e empreendedores possam expor os seus produtos para alavancar os seus negócios. Eu participo de muitas feiras e essa oportunidade de trocar experiências é primordial“.

Com essas variedades de ofertas, dentre eles produtos alimentícios, a equipe da Vigilância Sanitária – órgão vinculado à Secretaria da Saúde (SESAU), também esteve presente à feira informando os expositores. 
Hoje estamos aqui fazendo um trabalho de cunho educativo para que os expositores sejam informados quanto a manipulação dos alimentos que estão sendo comercializados, visando, sobretudo, a prevenção de doenças alimentícias, pois essa é uma questão de saúde pública. Hoje, viemos à feira com uma equipe composta por cinco profissionais, uma equipe multidisciplinar que tem um olhar amplo sobre diversos aspectos. Temos nutricionista, farmacêutico, enfermeira e uma biológica, isso nos ajuda a ampliar o olhar e o cuidado da Vigilância Sanitária“, destacou a  nutricionista da Vigilância Sanitária, Tatiane Queiroz. 

Skip to content