SEDEC realizou diversas atividades especiais em comemoração ao Dia do Feirante em São Francisco do Conde

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), de São Francisco do Conde, em comemoração ao Dia do Feirante, celebrado no dia 25 de agosto, realizou no último sábado, uma ação em homenagem aos feirantes franciscanos. O Dia do Feirante é comemorado em todo o País. A data foi escolhida em decorrência do primeiro documento que regularizou, em 1914, a feira do Largo General Osório, no estado de São Paulo. Desde então, o dia ficou como marco na história das feiras livres e mercado em todo o Brasil.

Diante dessa data importante, à gestão municipal restou uma merecida homenagem a esses profissionais que mantêm essa tradição e esse ofício há muito tempo. Na Feira Livre Municipal, foi montada uma estrutura para recepcionar os feirantes e os cidadãos que fazem compras no local com café de manhã, palestras, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, trabalho educativo sobre o descarte de resíduos, orientação da Vigilância Sanitária, cadastramento, sorteios de prêmios para os feirantes, orientação contábil, nutricionista e assistência social.

As equipes da secretaria também realizaram uma pesquisa de opinião para saber dos feirantes  sugestões de melhorias para a Feira Municipal.

Dona Estelita Barbosa dos Santos, feirante há 40 anos, moradora de Campinas, foi a personalidade homenageada este ano, representando todos os feirantes do município. Na oportunidade, ela falou sobre a importância de ouvir a opinião de quem trabalha diariamente na feira. “Essa pesquisa é fundamental, pois os feirantes sabem mais do que ninguém quais são as melhorias que necessitam. Deixei registrado na pesquisa a necessidade de ter um fiscal, principalmente aos sábados, para que a feira seja organizada da melhor forma possível“.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, acompanhou de perto as atividades, fez compras no local e cumprimentou os feirantes para ouvir as suas necessidades.

Já estamos planejando para mudar a feira de local, ampliar o espaço e organizar a feira da melhor forma possível, além de reestruturar esse espaço que hoje a feira está localizada. É importante circular pela feira, conversar com os feirantes para saber as suas necessidades. Temos trabalhado para tentar reestruturar o comércio dessa cidade, não tem sido uma tarefa fácil, entretanto continuamos trabalhando incansavelmente para implantar ações de fortalecimento do comércio. Não tem sido um momento fácil, não somente para São Francisco do Conde, mas em todo o país. Vamos trabalhar também para reestruturar o mercado, para fazer um pequeno centro comercial. Quero agradecer a cada um de vocês que estão participando deste momento, aos feirantes, ao público que circula pelo local. Hoje, representando os feirantes franciscanos, homenageamos Dona Estelita, pois a história da feira sobrevive através de pessoas como ela. Essa é uma ação que envolve toda a gestão Evandro Almeida, pois não fazemos nada sozinhos. Quero aqui deixar registrado o meu agradecimento a todas as secretarias parceiras desta ação“, ressaltou a secretária.

O evento contou com o apoio das secretarias municipais da Saúde (SESAU), Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), Turismo (SETUR), Cultura (SECULT) e Comunicação (SECOM).