SEDES celebra o “Dia do Folclore” com comemoração especial no CCI

folclore

O “Dia do Folclore”, celebrado nacionalmente em 22 de agosto, terá comemoração especial em São Francisco do Conde. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizará na próxima quinta-feira atividades com os mais de 350 idosos que são atendidos pelo CCI.

A partir das 8h, apresentações culturais farão parte da programação. O grupo, formado por pessoas com mais de 60 anos, utilizará como base as danças folclóricas dos grupos Reisado e Lindroamor, grandes referencias no que diz respeito à manutenção das tradições locais. Além disso, cantigas e sambas de roda abrilhantarão ainda mais a festa.

Queremos valorizar a cultura local com apresentações culturais do nosso município de forma a resgatar a nossa história”, destacou Daoana Sales, coordenadora do CCI. A atividade é aberta a toda comunidade local.

O Folclore caracteriza as manifestações populares que podem ser identificadas em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras formas.

Esses elementos folclóricos normalmente são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo e variam de acordo com a região. A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

Como surgiu o “Dia do Folclore”

A data foi instituída pelo Congresso Nacional Brasileiro, em 1965. A partir daí ficou determinado que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Essa data é uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada.

Skip to content