SEDES empossa membros do Conselho Municipal da Juventude

conselho da juventude sfco

Na manhã desta segunda-feira, 09 de novembro, o gabinete da Prefeitura de São Francisco do Conde foi palco da posse dos membros do Conselho Municipal da Juventude (CONJUV). Ao todo, 20 jovens foram empossados pela prefeita do município, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). Dos componentes, 50% pertencem à sociedade civil e 50% ao poder público.

Na ocasião estiveram presentes a prefeita do município, Rilza Valentim; o vice-prefeito, Evandro Almeida; o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana; o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira; o secretário de Governo, Paulo Sérgio, e a secretária da Saúde, Telma Silva.

“É uma satisfação imensa estar aqui hoje dando posse ao Conselho da Juventude. Uma das nossas grandes missões é dar um melhor direcionamento aos nossos jovens e vocês, a partir de hoje, vão ter que nos ajudar nisso. Vocês, jovens, mais do que ninguém conhecem as necessidades e anseios da juventude, então arregacem as mangas e enxerguem esse conselho como uma missão de vida”, destaca a gestora do município, Rilza Valentim.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, a criação do Conselho “estabelece o fortalecimento da sociedade frente ao poder público, em um segmento tão importante como a juventude. Ele serve como um elo entre a sociedade e a gestão. Para vocês conselheiros, o fundamental é ter responsabilidade de buscar ouvir a comunidade”.

Um dos empossados, que também é Diretor do Departamento da Juventude (DEJUV), Luan Santos, se declara emocionado em poder fazer parte desse grupo. “É uma satisfação enorme estar aqui depois de um longo período nessa luta pela juventude sanfranciscana. Hoje, nós estamos assumindo 11 mil compromissos. Isso porque, temos 11 mil jovens na cidade, entre 15 e 29 anos, e cada um deles é um compromisso que temos que assumir. Devemos, através do Conselho, fazer políticas públicas que alcancem os jovens em um contexto de minoria que foi imposto pela sociedade. Este conselho é inovador, sobretudo, porque será feito da juventude para juventude”, encerra.

Os membros do Conselho cumprirão mandato de 02 anos. À SEDES caberá prover o apoio administrativo e os meios necessários à execução das atividades de secretaria-executiva do CONJUV e de seus grupos de trabalho e comissões.