SEDES faz parceira com a SECEL e a Lira 30 de Março para oferta de cursos

Esportes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES através da equipe de Proteção Social Básica firmou uma parceria com a Filarmônica Lira 30 de Março e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SECEL para oferta de cursos de violino, flauta, iniciação esportiva, futsal, muay-thay, karatê, judô, vôlei, basquetebol, handebol, atletismo, capoeira, futsal e jiu-jitsu.

O objetivo do Serviço de Proteção Social Básica é referenciar as crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV dentro do território de abrangência dos bairros de Campinas, São Bento das Lages, Nova São Francisco, Centro, Gurujé, Baixa Fria, Dom João, Macaco, Santa Elisa, Monte Recôncavo, Madruga, Coroado e Jabequara, com o intuito de acompanhar não somente as crianças dentro das atividades, mas principalmente a família.

O SCFV é, segundo a tipificação nacional de Serviços Sócio Assistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Trata-se de um serviço de proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). Foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº 01/2013. No município, o SCFV é ofertado na Rua Barão de São Francisco, nº 29, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e tem como público-alvo: crianças, adolescentes, jovens com faixa etária de 05 a 17 anos de idade e idosos.