SEDES promove CREAS Itinerante no Caípe de Baixo

Em São Francisco do Conde, no dia 28 de agosto, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) irá promover o CREAS Itinerante, no bairro do Caípe de Baixo.

A ação será realizada no Posto Avançado de Serviços do bairro, das 8h30 às 14 horas. O objetivo da atividade é levar a comunidade os serviços de informações e orientações acerca do que é o CREAS e como ele funciona.

Além disso, a SEDES irá promover serviços de Orientação Jurídica e Psicossocial; realizar a busca ativa e abordagem de rua na comunidade para identificar grupos em situação vulnerável e orientá-los.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Tânia Amorim, essa ação irá contribuir para a secretaria reforçar a necessidade das comunidades em participarem das atividades. “A reclamação dos distritos é que os moradores não comparecem às ações realizadas pelo CREAS, que fica na sede, por falta de recursos financeiros. Vamos aproveitar essa ida ao Caípe de Baixo para reforçar a importância da comunidade em participar das atividades do CREAS. O objetivo é darmos  continuidade ao processo”, enfatiza.

Na ocasião, os moradores da localidade poderão, também, tirar dúvidas sobre: o Bolsa Família e cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Serviços de Aconselhamento e Responsabilização (Conselho Tutelar e Gerência de Atenção a Criança e Adolescente), dentre outros.

O CREAS é uma unidade de atendimento público que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade (casos de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, dentre outros).

A oferta dessa atenção especializada e continuada tem como foco a família e a situação em que vivem. Em São Francisco do Conde são realizadas atividades como:

  • Apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;
  • Contribuição para o envolvimento e participação dos usuários nos movimentos de defesa e promoção de direitos;
  • Organização de encontros de famílias usuárias, fortalecendo-as enquanto espaço de proteção e sujeito social;
  • Referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial;
  • Articulação com as demais políticas públicas, com as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e com os movimentos sociais;
  • Emite laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;
  • Aciona os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos sempre que necessário visando à responsabilização por violações de direitos;
  • Realiza visitas domiciliares;
  • Realiza o mapeamento da rede (socioassistencial, de proteção e de inclusão social); dentre outras atividades

Mais informações ligue para SEDES: (71) 3651-8620/8621.

Skip to content