SEDES promove encontros com tema: “Família, escola e comunidade, uma parceria que dá certo”

familia

Com o objetivo de alertar e orientar as famílias sanfranciscanas sobre os riscos do envolvimento dos jovens com as drogas e a importância da frequência escolar para garantir um futuro melhor, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através da Gerência de Atenção à Criança e ao Adolescente, promove palestras e encontros com pais e a sociedade civil em diversos locais, principalmente, escolas do município.

O tema dos encontros é: “Família, escola e comunidade, uma parceria que dá certo”. Essa ação é intersetorial e envolve diversas secretarias e setores públicos, a exemplo das secretarias da Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAU), programa Bolsa Família, Programa de Acolhimento Social (PAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Cerca de 10 escolas já foram visitadas em diversos bairros e o trabalho é continuado.

Nosso objetivo é chamar os pais à responsabilidade que lhe compete no Estatuto da Criança e do Adolescente e orientá-los sobre o enfrentamento às drogas. Nosso trabalho acontece, principalmente, em escolas, promovendo reuniões de pais e mestres, mas, estamos abertos também a falar em associações de moradores”, enfatiza Adailton Agra, Gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente.

A Lei Municipal nº 078/2009, que institui o Programa de Acolhimento Social e Complementação de Renda, no artº 2º cap. III institui que aqueles com idade entre 07 (sete) e 16 (dezesseis) anos deverão estar matriculados em escolas públicas ou particulares, neste último caso, desde que possua bolsa de estudo integral, com frequência escolar igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento).