SEDES promove IX Conferência Municipal da Assistência Social

XI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) promove em São Francisco do Conde a IX Conferência Municipal da Assistência Social, que visa avaliar a situação da Assistência Social no município e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento. O evento está marcado para os dias 01 e 02 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, das 13h às 16h30 (na quinta-feira) e das 08h às 16h10 (na sexta-feira).

Na ocasião, serão discutidos avanços para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de realizar a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual da Assistência Social. A secretaria convida os usuários e trabalhadores do SUAS, as entidades não governamentais e a comunidade sanfranciscana para participarem do evento.

De acordo com Ana Aparecida, assistente social da SEDES, o evento é um momento para que tanto os usuários como funcionários do SUAS façam uma avaliação sobre como está a assistência social no município. “Nós discutiremos o que avançou e o que precisa ser melhorado, de acordo com os relatórios das quatro últimas conferências”, destaca Ana Aparecida.

No primeiro dia será ministrada uma palestra cujo tema é “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social”, pelo psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Vladimir de Souza Nascimento, e pela psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Valdimeire Ferreira Oliveira.

Já no segundo dia os participantes serão divididos em seis eixos de debate com os seguintes temas:

Eixo 1 – O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social – facilitadora: Joelma Baptista, assistente social da SEDES;

Eixo 2 – Gestão do SUAS – Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação – facilitadora: Maria Thais Costa da Silva, assistente social da SEDES;

Eixo 3 – Gestão do Trabalho – facilitadora: Emannuelle Gomes Gonçalves, assistente social do CREAS;

Eixo 4 – Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – facilitadora: Tania Maria do Sacramento Amorim, pedagoga do CREAS;

Eixo 5 – Gestão dos Benefícios no SUAS – facilitadora: Cintia Bianca Alves Gomes, professora ergonomista do Centro de Reforma da Pessoa com Deficiência;

Eixo 6 – Regionalização – facilitadora: Edneia Sousa Rodrigues, graduanda em Serviço Social.

A SEDES fica localizada na Rua Barão de São Francisco, nº39 – Centro. Mais informações ligue para: (71) 3651-8620/ 8621.