SEDESE iniciou a Jornada Pedagógica para profissionais do Esporte no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, de São Francisco do Conde, iniciou nesta terça-feira (14) a Jornada Pedagógica para profissionais do Esporte no município. O evento aconteceu no Espaço Viver, localizado na Estrada de Campinas. Na mesa de abertura estavam presentes, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, Aloísio Oliveira;  a superintendente de Ação Social da SEDESE, Daoana Sales; o superintendente de Esportes da SEDESE, Francisco Assis; ,e o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho).

O que estamos tentando fazer é um alinhamento das novas características da secretaria, agora com a incorporação do Esporte. A formação de uma jornada própria dentro da secretaria é pelo advento das modificações ocorridas na Secretaria da Educação, onde muitos dos nossos professores eram cedidos através do formato de contratação via Educação e hoje, na realidade, trabalhamos numa lógica diferente. Não temos mais professores alocados na Educação, todos são professores próprios e mais do que nunca continuaremos com a parceria e teremos um norte a trilhar dentro de alguns eixos próprios, na lógica do Esporte, que é do esporte educacional”, declarou o secretário Aloísio Oliveira.

Durante a programação do evento teve a palestra do professor de Educação Física Romilson Tadeu, que falou sobre a importância de integrar os alunos às atividades esportivas como forma de inserção social. “Precisamos muito trazer nossos jovens para perto e livrá-los desse mundo aí fora. É preciso que tratemos do esporte também de uma forma integral e não só ver o esporte como a modalidade do futebol”, ressaltou Romilson.

O encontro teve como foco também tentar integrar os profissionais do Esporte aos dos Serviços Sociais como CRAS, CREAS, PAS, Espaço Viver, dentre outros. A intenção é que todos atuem de forma integrada no resgate dos jovens e crianças do município. Par isso foi feito um mapeamento dos equipamentos esportivos do município, que foi apresentado para que se inicie o planejamento de utilização desses espaços.

Durante a tarde será entregue o material pedagógico e haverá a realização do planejamento para o ano de 2017. A programação do evento segue no dia 17, das 08h às 16h, com a formação de Grupos de Trabalho e Planejamento, além de apresentação da perspectiva para o Esporte em 2017, com culminância dos Grupos de Trabalho. A programação que estava prevista para o dia 15 foi suspensa, devido à eminência de greve nacional decorrente da reforma previdenciária.