SEDESE lançou Clínica de Futebol Feminino em São Francisco do Conde

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE lançou na manhã do último sábado (10), no Estádio Otávio Junqueira Ayres, a Clínica de Futebol Feminino em São Francisco do Conde.

Dentre os objetivos desta ação estão o estímulo à continuidade dos núcleos de Iniciação Esportiva nos bairros já existentes e a verificação de uma possível criação de novos núcleos. O projeto visa proporcionar uma prática do futebol dentro de uma proposta pedagógica e inclusiva, além de identificar talentos para representar o município em competições e a criação de um Núcleo de Futebol Feminino que absorverá meninas em todos os bairros. No decorrer do treinamento foram observados alguns fundamentos básicos do futebol de campo, como passe, chute, condução, marcação, controle, cabeceio e domínio da bola.

Mais de 100 meninas compareceram ao estádio para participar do projeto, como a jovem Luana do Amaral, de 19 anos, que mora no bairro de Campinas. “Essa oportunidade é muito boa, não só para mim, mas também para outras meninas que sabem jogar futebol, mas não seguem adiante por falta de incentivo. É a primeira vez que eu participo de um projeto como esse e tenho o sonho de um dia jogar no time da minha cidade”.

Esse também é o sentimento de Ana Beatriz dos Santos, de 13 anos, moradora do bairro da Muribeca. “Essa é uma grande oportunidade e eu tenho me dedicado muito para fazer o meu melhor”.

Para o coordenador de Futebol da SEDESE, Ivo de Deus, “embora a equipe de futebol feminino exista há 16 anos, nunca houve uma ideia para que as pessoas pudessem identificar na comunidade o quantitativo das meninas que gostam de jogar futebol, isso era um anseio da comunidade que nós começamos a perceber, e nada melhor do que a gente tentar fazer isso. Nos grandes países, o futebol feminino é difundido, e nós trouxemos essa ideia e estamos muito satisfeitos. É uma prova para cidade de que é possível, e por outro lado, perceber que existe no município garotas que podem representar a cidade”.

André Luís Pereira de Aragão, mais conhecido como “André Beijoca”, treinador do time de futebol feminino de São Francisco do Conde, ressaltou a importância da Clínica de Futebol para revelar novos talentos. “Em média, hoje, temos mais de 100 meninas participando desse projeto. Isso é muito satisfatório e nós temos que aproveitar esse momento para observar algumas atletas para posteriormente aproveitá-las no time”, disse Aragão.

Skip to content