SEDESE: Live irá debater medidas de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Com o intuito de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto aos cuidados e a proteção de crianças e adolescentes, sobretudo em tempos de isolamento social, onde é preciso intensificar as ações de combate ao abuso e à exploração sexual, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), mais uma vez, aderiu à Campanha Faça Bonito – alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que este ano traz como tema: “Esquecer é permitir. Lembrar é combater!”.

O objetivo da campanha, no âmbito municipal, de responsabilidade do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) – órgão vinculado à SEDESE, é de sensibilizar e mobilizar a sociedade no combate aos crimes contra o jovem em São Francisco do Conde. Um trabalho de informação e conscientização para que a comunidade esteja alerta sobre os riscos que a criança e o adolescente correm a todo instante.

E, levando em consideração o contexto de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o órgão reformulou todas as ações para sensibilizar e informar toda a sociedade. As ações estão sendo reestruturadas para uma promoção exclusivamente on-line, a exemplo de uma Live, que acontecerá no dia 18 de maio (segunda-feira), às 18h, através do Instagram @creassfc – que irá reunir técnicos do CREAS e assistentes sociais numa conversa on-line sobre medidas de prevenção e enfrentamento contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ocasião, serão abordados dois temas de suma relevância social: “Como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem às crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?” e “A importância do olhar atento dos cuidadores”.