SEDESE realizou mais uma etapa do Curso de Capacitação dos Profissionais Convocados Pelo REDA no Processo Seletivo Simplificado SEDESE n°001/2018.

Na última quarta-feira, dia 23 de janeiro, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizou mais uma etapa do Curso de Capacitação dos Profissionais Convocados Pelo REDA no Processo Seletivo Simplificado SEDESE n°001/2018.

Desta vez, foram capacitados mais 48 novos profissionais que irão atuar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Sede do município, bem como no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos idosos – órgão que trabalha de forma descentralizada, mas que também integra os serviços ofertados pelo CRAS.

A superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, Daoana Sales, que representou o secretário Aloísio Oliveira, falou sobre o papel desempenhado pelos profissionais que atuam nas unidades do CRAS. “Esse Curso de Capacitação demonstra o quanto o nosso prefeito Evandro Almeida tem honrado o seu compromisso com os franciscanos e acreditado na equipe da SEDESE. É primordial a realização desse Curso de Capacitação para os novos profissionais que irão atuar nas unidades do CRAS, pois é preciso compreender todo o contexto que envolve os serviços, e, sobretudo, ter a sensibilidade, a dedicação e o carinho no atendimento a cada cidadão franciscano atendido pelos serviços”.

Para Joilma Amorim, assistente social e coordenadora do CRAS da Sede, localizado no bairro de São Bento, “essa capacitação é de extrema importância, pois os novos funcionários precisam conhecer as diretrizes do CRAS. Nessa perspectiva, cada profissional precisa conhecer as suas atribuições dentro do equipamento para proporcionar um serviço de qualidade para a comunidade. Nós capacitamos impreterivelmente todos os funcionários, desde aquele que fica na portaria, até os profissionais que desempenham suas funções na cozinha. Essa ação de capacitação demonstra o compromisso da gestão Evandro Almeida, do vice-prefeito Nem do Caípe e do secretário Aloísio Oliveira em ofertar serviços de excelência aos franciscanos”.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV-Idosos), Viviane Rosário, ressaltou a importância da união e do fortalecimento social. “O SCFV- Idosos iniciou esse ano letivo fortalecendo a Rede da Assistência. Onde realizamos uma parceria com o CRAS de São Bento, afim de, integrar os nossos trabalhos. Para tanto, começamos com o nosso I Capacita CRAS-SCFV com o objetivo de aprimorar as habilidades dos servidores do serviço. Esse aprendizado e a evolução no trabalho favorecem o aumento da motivação da equipe, que passa a se sentir valorizada e incentivada a dar o melhor de si em suas atividades cotidianas. Diante disso, gostaria de agradecer a SEDESE por ter nos apoiado na execução dessa atividade, a coordenadora Joilma pela disposição e motivação para alcançar o nosso objetivo, Vicência que chega junto comigo no serviço e a minha equipe de trabalho pela dedicação e motivação“.

O profissional convocado no Processo Seletivo, Danilo Ribeiro, que atuará como Facilitador de Oficinas, também enfatizou a importância da ação. “Essa capacitação é muito importante, pois iremos interagir com crianças, jovens e adultos que fazem parte de um contexto de vulnerabilidade social e familiar. Nesse sentido, precisamos cada vez mais nos aprimorar e nos capacitar para atendê-los da melhor forma possível, transformando assim, a vida dessas pessoas”.