SEDUC apoia famílias franciscanas no pedido de isenção para o processo seletivo do IFBA

A fim de facilitar a vida das famílias franciscanas, a prefeitura municipal, através da Secretaria da Educação – SEDUC, deu uma força a mais no pedido de isenção parcial na taxa de inscrição do processo seletivo do Instituto Federal da Bahia –IFBA. A gestão se responsabilizou por levar toda a documentação requerida aos pólos de Salvador, Simões Filho e Santo Amaro, na última terça-feira (22). O prazo dado pelo IFBA findaria nesta sexta-feira(23), mas foi adiado até o dia 05 de setembro.

O valor real da inscrição é R$ 35,00 e cai para R$ 3,50 (correspondente à 10% do total) com as comprovações solicitadas, dentre elas a de que o aluno tenha estudado os últimos 05 anos na rede pública de ensino, no caso dos Cursos Integrados, aqueles que unem Ensino Médio ao profissionalizante. Cada unidade escolar do Fundamental Anos Finais disponibilizou um funcionário para acompanhar a entrega dos documentos, criando meios para que o maior número de alunos pudesse ser contemplado com o benefício.

Djane dos Santos Moraes mora próximo ao Estádio Junqueira Ayres e é mãe Sabrina dos Santos Moraes, estudante do 9°ano no Instituto e frequentadora assídua do Pré-IFBA. ”Pra mim foi ótima essa iniciativa da prefeitura, apoiando minha filha a seguir uma carreira, sem depender muito de ninguém. Essa é uma chance  grande dela ter um futuro melhor, se ela agarrar com unhas e dentes”.

Segundo Andreina Santana, coordenadora do prédio onde funciona o Pré-IFBA e o Pré-ENEM (outro curso intensivo oferecido gratuitamente pela gestão, voltado para o ingresso no Ensino Público Superior), a ação obteve grande êxito, com um movimento muito bom das família. ”A coordenação da SEDUC está presente o tempo todo. O objetivo é fazer dar certo e, para isso, a equipe vestiu a camisa. Ficamos aqui o dia todo a disposição das famílias”.

Mobilizamos os alunos e as famílias para inscrição no pedido de isenção e levamos toda documentação de confirmação nos pólos. Vale lembrar também que  iremos continuar a fazer a inscrição para o processo seletivo do IFBA até dia 20 de setembro, para alunos que não estão no perfil  de isenção”,declarou a coordenadora do Pré-IFBA, Celivalda Almeida

A estudante do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios, Ana Vitória, foi uma das derradeiras alunas a concluir seu pedido de isenção parcial. Ela pretende fazer o curso técnico em Informática. ”Escolhi esse porque é uma profissão que me interessa, já estudei sobre ela e gostei”. Ela contou que quando soube do Pré-IFBA correu para se inscrever. ”Eu quero! Eu quero! Falei para a diretora da minha escola. Essa é uma possibilidade da gente ter um futuro melhor, de melhorar a nossa vida”.  Ela também disse que agora está estudando bem mais do que antes. ”As aulas prendem minha atenção e tenho muita fé de que irei passar”.

A média de inscritos no Pré-IFBA é de 270 alunos. Todos eles recebem lanche diariamente. Ao retornarem às escolas, no transporte gratuito oferecido pela prefeitura, os estudantes ainda almoçam, garantindo o reforço nutricional, tão necessário para o foco total nos estudos.

De acordo com Celivalda, ”a aceitabilidade dos alunos e responsáveis foi de grande importância para o bom desempenho do projeto. Esse primeiro mês tivemos desistência nula e sentimos o interesse dos nossos alunos em fazer parte de numa instituição federal”.