SEDUC dá início ao projeto Um dia de saúde nas escolas

Nessa quarta-feira, 11 de outubro,  deu-se início, na rede municipal de ensino, ao projeto Um dia de saúde nas escolas, que integra o planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. A abertura aconteceu na Escola Municipal Frei Eliseu Eismann e contou com uma série de atividades, que visa o bem-estar dos educadores.

Segundo informou a superintendente executiva da SEDUC, Rahijois Oliveira, “esta ação está vinculada ao Programa de Prevenção à Saúde do Professor. Aproveitamos a proximidade do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, para darmos início à atividade”. A organização do evento ficou por conta da Diretoria de Recursos Humanos, formada pelas profissionais Alessandra Dórea, Arlete Bulcão, Jaqueline Dantas e Fernanda Fagundes.

O projeto se funda em ações que objetivam possibilitar um momento de integração entre os servidores das unidades escolares, ampliando o conhecimento e a conscientização acerca da promoção da saúde, através de palestras diversas. Visa-se compreender os casos de adoecimento dos professores, a fim de evitá-los. “É uma realização de extrema relevância para a rede, já que vamos trabalhar com a antecipação do problema, dando dicas de como prevenir algumas doenças que vêm acometendo profissionais da nossa rede”, esclareceu a psicóloga Jaqueline Dantas.

Para Alessandra Dórea, “falar de saúde para os nossos profissionais vai permitir que os mesmos tenham um novo olhar no seu âmbito profissional. Estando saudável, o servidor se empenha mais, tendo maior qualidade de vida”.

Na primeira edição de Um dia de saúde nas escolas ocorreram as seguintes palestras: Terapias Integrativas – Um Novo Olhar para Promoção da Saúde, realizada pelo terapeuta corporal Hildemar Oliveira; Saúde e Qualidade Vocal, conduzidas pelas fonoaudiólogas Lorena Nogueira e Carla Monique de Santana; e por último, a palestra da nutricionista Jamile Rafaela, Alimentação Saudável – Como Utilizar o Alimento para Melhor Desempenho nas Escolas.

No encerramento das atividades, os professores ganharam um  momento de beleza e de relaxamento, com Michele Pereira e Hildemar Oliveira.