SEDUC oferece formação continuada para profissionais da educação da Rede Municipal de São Francisco do Conde

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, dando continuidade às ações desenvolvidas durante a Jornada Pedagógica 2023, irá realizar uma formação voltada para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, cujo tema é: “Fundamentos e Princípios da Didática Intercultural para a Organização do Trabalho Pedagógico”.

A formação acontecerá no dia 09 de maio, a partir das 19h, através do Canal Oficial da Prefeitura no YouTube, e será conduzida pela Prof.ª Dr.ª Talita da Silva, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2012), com especialização em Orientação Educacional e Pedagógica pela  Universidade Cândido Mendes (2013); Mestre (2016) e Doutora em Educação (2019) pela UFRJ; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores – Geped, desde 2013, (grupo vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores – Leped). Atua como professora nas séries iniciais e na educação infantil desde 2007 na rede pública do Município de Duque de Caxias, e na formação de professores no curso de Pedagogia da UNYLEYA, na qual atua com EAD desde 2019, e na UFRJ como professora substituta, desde 2021.

A atividade formativa busca oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais da Educação da Rede Municipal de São Francisco do Conde sobre a Didática Intercultural e suas implicações no planejamento e organização dos processos de ensino e aprendizagem em diferentes níveis e modalidades de ensino.

A Didática Intercultural tem sido objeto de estudo dos profissionais da educação do município desde a realização da Jornada Pedagógica, no início de 2023, que focalizou a temática como objeto de reflexões e debates. Nesse sentido, a atividade formativa busca dar continuidade às ações institucionais, primando por propostas formativas alicerçadas nas demandas e necessidades formativas apresentadas pelos profissionais e em sintonia com a proposta do trabalho coletivo e em rede.

Além disso, a formação busca, também, direcionar as escolas sobre princípios que devem fundamentar a organização das sequências, projetos e demais atividades didáticas, de modo que a Mostra Pedagógica Intercultural, prevista para acontecer em agosto de 2023, possa expressar o trabalho pedagógico planejado e construído por todos os envolvidos com as unidades escolares.