SEDUC promoveu formação continuada para gestores escolares da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para capacitação e formação dos gestores escolares. Nessa perspectiva, no dia 14 de julho deu-se continuidade nesse segundo semestre de 2018 as formações continuadas desses profissionais que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos franciscanos.

O encontro reuniu gestores, coordenadores e professores da rede municipal, bem como a equipe técnica pedagógica da secretaria. Na ocasião, a professora Olgalice Suzarte propôs um diálogo baseado nas classes multisseriadas, tendo como pontos principais a reflexão sobre políticas públicas voltadas para essas classes, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua formação e prática pedagógica.

Uma das premissas para o trabalho com as classes multisseriadas é valorizar a identidade do indivíduo, de acordo com o contexto ao qual estão inseridas suas vivências em comunidade e no âmbito escolar, para que haja a sistematização de saberes e a garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos.

A coordenadora pedagógica Missione Reis destacou que o encontro foi proveitoso em sua totalidade. “O relato de vida da professora Olgalice inspira e nos indicam caminhos para o  fazer pedagógico. Um dos encaminhamentos com o grupo é a continuidade dos encontros formativos dialogando com as classes multisseriadas com oficinas e práticas pedagógicas”.

Ainda fazendo parte da programação do encontro, também aconteceu uma palestra ministrada pelo professor e mestre Márcio Dórea, com o tema “Gestão Escolar de Desenvolvimento Humano: Múltiplos Atravessamentos“.

Além da palestra, a SEDUC também promoveu uma qualificação para os professores e gestores da rede com foco na educação especial e inclusiva através de uma reflexão pedagógica sobre a paralisia cerebral, assunto abordado pelas professoras da Educação Especial da rede municipal de ensino, Deise Ferreira e Janede Peruna.

A ação visa ampliar o número de profissionais especializados no atendimento de alunos com deficiência, bem como aprimorar a política de inclusão na rede municipal de ensino, cumprindo, assim, com o compromisso de uma educação de qualidade para todos.

Além desse momento, também foi realizado no dia 19 de julho, o Encontro Formativo do QUALIDG, este foi voltado especificamente para os coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede municipal de ensino. Na oportunidade, o assunto pautado foi o Programa de Saúde na Escola (PSE), que visa contribuir para formação integral dos estudantes da rede de ensino por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde, apresentado por Daniel Almeida, da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU).

Os profissionais presentes na ação puderam juntos contribuir para o processo de construção da Instrução Normativa do processo de avaliação da rede municipal de ensino, considerando as particularidades de cada etapa e modalidade de ensino, com discussões por segmentos, para orientação das ações avaliativas do cotidiano das escolas.

Para o gerente do Ensino Fundamental Anos Finais, Jefferson Moreira, foi um momento muito significativo. “Além das discussões com todo grupo, foi um momento de alinhar o planejamento das ações e diretrizes, o que rendeu discussão e encaminhamentos”.

Márcia Mariño, que integra a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizou a importância desse momento de construção, partilha e conquista democrática alcançada.

Ainda fazendo parte da programação do dia 19, os profissionais da Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA), representada por Josseleni da Costa, Jamili da Hora e Márcia Mariño, proporcionaram no período da noite, mais um Encontro Formativo com os professores da EJA I e II com intuito de avaliar os resultados da Avaliação Diagnóstica Institucional, analisando os dados quanto ao nível de proficiência dos estudantes jovens e adultos, além de orientar os profissionais quanto a procedimentos pedagógicos direcionados a estudantes com transtornos e dificuldades de aprendizagem, em parceria com a Gerência da Educação Especial/inclusiva representada por Itaciara Oliveira.

O encontro foi marcado por momentos de análises dos resultados e esclarecimentos quanto aos procedimentos pedagógicos para melhoria da qualidade do processo de aprendizagem com orientações específicas da neuropsicóloga Cleudia Fernandes que, na oportunidade, apresentou ações interventivas nas classes da EJA direcionadas aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Para os presentes, a temática discutida foi de grande relevância para o fazer pedagógico com as especificidades da EJA.