SEDUC promoveu Formação para Gestores Escolares nos dias 21 e 22 de setembro

A Secretaria da Educação – SEDUC promoveu nesta semana,  dias 21 e 22 de setembro, das 08h às 16h, a Formação para os Gestores Escolares Municipais,  realizada no auditório da SEDUC. A SEDUC informa que todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 foram aplicados.
Entre os nomes que fizeram parte da composição de palestrantes estiveram: Adauto de Araújo Lima, Pedagogo com Especialização em Gestão Escolar, que conduziu o primeiro dia de curso, e Daniela Radel, Doutora e Mestre em Educação, Graduada em Psicopedagogia e Pedagogia, com Formação em Psicanálise, conduzindo o segundo dia.
Para Deusdete da Silva Carrilho, Coordenadora Geral de Formação, a importância dessa Formação para Gestores se da pelo fato do Gestor Escolar ser o responsável por garantir o funcionamento absoluto da escola, atuando como instituição social, tendo como principal objetivo a formação integral dos estudantes, zelando por uma atmosfera de respeito e colocando em prática as determinações legais nacionais, estaduais e municipais em todas as ações e práticas educacionais.
“É dele o dever de conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e elaborar o currículo escolar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos estudantes e reorientar a prática pedagógica. Uma boa gestão escolar está relacionada a gerenciar bem os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros, visando alcançar sucesso na área pedagógica e financeira, com a consciência de que esses bons resultados estão interligados”, destacou a Coordenadora.
No entanto, nenhuma dessas tarefas pode ser cumprida efetivamente sem a devida capacitação, por isso, deve haver empenho e investimento nesse setor.
Sendo assim, demonstrando o seu interesse e consciência pelo área, a Secretaria da Educação tem se mostrado disposta a investir no Gestor Escolar, promovendo capacitações com profissionais especialistas, com a perspectiva de ter autoridade no assunto, e assim, obter bons resultados.
 ”A Formação, não só para mim, mas para todos os Gestores está sendo de suma importância, pois está tratando de assuntos que a gente vai estar lidando no dia a dia, no nosso trabalho, a relevância é muito grande com a troca de experiências, de novos conhecimentos referentes ao assunto. Muito bom terem trazido para nós esse tema!”, relatou Carla Gisele Santos, Gestora da Escola Bartolomeu dos Santos e São Bento das Lajes.
Skip to content