SEDUC promoveu lançamento do Programa de Aperfeiçoamento e Formação Continuada dos Colaboradores da Rede Municipal de São Francisco do Conde

Na última terça-feira, dia 22 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC promoveu o lançamento do Programa de Aperfeiçoamento e Formação Continuada dos Colaboradores da Rede Municipal de São Francisco do Conde, no Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL. Na ocasião, estiveram presentes à mesa o prefeito Evandro Almeida; a secretária da Educação – Ana Christina Oliveira; o vereador Eliezer Santana – representando a Câmara de Vereadores e a coordenadora pedagógica, representante do Instituto IBRADESC – Rosana Dias.

Tivemos diversos motivos para chamar vocês aqui hoje. Queremos agradecer a vocês pela colaboração, por tudo que produziram, trouxeram, contribuíram, somaram para a educação desse município. E aproveitamos para falar sobre as preocupações quanto ao ano de 2016, de como iriam ficar as pessoas do Reda. Quero dizer que vamos manter vocês do Reda. Foi necessário que buscássemos legalidade para esticar esse Reda 2015, para que pudéssemos continuar trabalhando em 2016”, disse a secretária da Educação – Ana Christina Oliveira.

Ela destacou ainda sobre como será o processo de capacitação dos profissionais. “Esse programa de capacitação de professores a gente vai trabalhar esse ano com o Positivo no Fundamental II, ele atualmente já está no Fundamental I porque entendemos que não damos conta de resolver todos os problemas que envolve o sistema da rede, se não tivermos pelo menos um sistema que nos ajude a dar direcionamento. Então, esse ano vocês do Fundamental II e EJA receberão o Positivo e nós teremos formação do IBRADESC em diversas outras áreas e não só na docência”, finalizou Oliveira.

Precisamos entender que o lugar de onde eu falo é o lugar do desafio, é o lugar do enfrentamento. Devemos ir buscar sempre novas possibilidades independente do espaço que nós ocupamos na Secretaria da Educação. Então, o Instituto IBRADESC tem o prazer de celebrar essa parceria. É um prazer e desde já nos colocarmos à disposição desse município”, declarou a coordenadora pedagógica, representante do Instituto IBRADESC – Rosana Dias.

O evento contou com a palestra “Para abrir o coração” do escritor paranaense, Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, conhecido dos profissionais da educação, com mais de 60 livros escritos e trabalhos em três continentes. Ele apresentou o seu trabalho com a educação em países da África e na Bolívia também, e, ressaltou a importância do profissional enquanto condutor do processo educacional.

Vocês viram as experiências nesses países. E temos que pensar porque nosso país copia tanto o processo educacional de outros países e continua ocupando piores lugares em índice de analfabetismo. Nós temos condições de elaborar um projeto educacional com nossa cara e com nosso potencial e que tenha condição de execução. Se o boliviano no meio da Cordilheira dos Andes foi capaz de chegar a índice 0 de analfabetismo porque nós não podemos? Mas, para fazer isso eu tenho que botar o coração. Não basta o prefeito e secretária chegarem com um plano de 500 páginas e dizer: olha, vocês têm que fazer isso porque daí não está legitimado. É preciso ouvir cada pessoa”, pontuou Almeida.

Durante o evento foi anunciado que haverá concurso público para compor o quadro de profissionais da Rede Municipal. Em janeiro o edital será lançado e as provas estão previstas para acontecerem em março. Contudo, os profissionais que já ocupam a rede através de Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) não precisam se preocupar, pois, terão seus contratos estendidos a fim de dar início as atividades do ano letivo de 2016.