SEDUC realiza distribuição do Kit Professor Leitor para escolas da Rede Municipal de São Francisco do Conde

Neste mês de julho, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC realizou a distribuição do kit Professor Leitor para as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. A coleção didática tem por objetivo estimular a leitura e a autoformação dos profissionais da educação, com vistas ao desenvolvimento profissional docente.

O referido kit é composto por 12 livros variados, da Cortez Editora, que oferece aos profissionais da educação a possibilidade de acesso há um amplo conjunto de temáticas da área educacional, com múltiplos enfoques e perspectivas teóricas.

A Cortez Editora é uma editora brasileira, sediada na cidade de São Paulo, fundada no ano de 1968, e que se destaca no país por produzir e editar livros reconhecidos pela qualidade da sua dimensão técnico-científica.

“Desse modo, o município de São Francisco do Conde reconhece a fundamental necessidade de oferecer aos professores o acesso a obras de referência na área de educação, incentivando a formação do comportamento leitor, partindo do pressuposto de que isso poderá trazer impactos positivos na formação leitora dos estudantes” afirma a secretária de Educação, Ana Lúcia Brito.

A expectativa da equipe de formadores da SEDUC é de que esses materiais sejam manuseados, lidos e utilizados em propostas de formação interna das unidades escolares, buscando o aprimoramento do corpo docente e o alinhamento das ações em rede. Sendo assim, os livros farão parte do acervo de cada escola, podendo ser um meio que ficará disponível para todos os docentes que por ali passarem.

“Para mim o kit é valioso. E os livros foram escolhidos a dedo. Os autores são muito qualificados do ponto de vista nacional e internacional. Autores como Edgar Morin, Celso Vasconcelos, Cipriano Luckesi, são autores de grande referência no campo educacional e a gente precisa se debruçar nessas leituras. É uma possibilidade de formação individual pra que a gente possa se debruçar ao estudo das teorias e suas reverberações para a nossa prática pedagógica. São livros, pra mim, que compõem um kit muito importante. Acho que os livros são importantíssimos nas formações internas da própria escola. Estou muito satisfeito com o material”, destacou Mateus Barbosa, Professor de Geografia do Instituto Municipal Luís Viana Neto (IMLVN).

Já para Fábia Santana, Professora de Língua Portuguesa do IMLVN “o material engloba uma variedade de conteúdos para a formação de professores. Além disso, tem um roteiro orientador que subsidia o professor na organização dos planejamentos diários”.