SEDUC realizará o II Encontro de Merendeiras nesta quinta (18)

merenda escolar estudantes cejal alunos crianças 2

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde, através da Coordenação de Alimentação Escolar, promoverá nesta quinta-feira (18), o II Encontro de Merendeiras do município, no auditório da Escola Arlete Magalhães – antigo CEJAL. O evento deverá reunir cerca de 100 profissionais da área para discutir sobre “Boas práticas de manipulação do alimento” – este que é o tema do encontro.

Participarão do evento as merendeiras e as auxiliares de serviços gerais que também participam da manipulação dos alimentos em algumas escolas. Na ocasião serão abordados temas voltados para higiene, priorizando a importância da capacitação dos manipuladores de alimentos como meio para a melhoria da qualidade da refeição escolar, a fim de cumprir os propósitos de promover uma saúde digna para os alunos e oferecer uma alimentação saudável e balanceada nas escolas.

Esse ano tentamos modificar um pouco. Em 2015 fizemos o encontro voltado para o que se via na produção e quais eram os pontos críticos, com isso, agora vamos falar sobre como a falta de equipamentos ou adornos podem ocasionar sérios danos no processo de produção. Vamos ressaltar que no preparo dos alimentos tem que dar prioridade a higienização porque higienizando o alimento se afasta o risco de tóxico e infecções alimentares como salmonelose, como brucelose e febre tifoide, por exemplo. Um alimento com sanidade melhor o aluno consegue se alimentar melhor, consegue se desenvolver e ter mais atenção na sala reduzindo assim a evasão escolar”, destacou a coordenadora de Alimentação Escolar da rede municipal, Joélia Borges.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do setor de Vigilância Sanitária, e terá a participação de um médico veterinário e um nutricionista. Conta também com a parceria da Empresa Brasil Nutrição e o Serviço Nacional do Comércio – SENAC.