SEFAZ: secretários de São Francisco do Conde se reúnem para dialogar sobre as diretrizes da LDO 2024

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento – SEFAZ, realizou nesta quinta-feira (13), uma reunião para tratar sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao ano de 2024.

Além do secretário da Fazenda e Orçamento, Jerolino Mascarenhas, a reunião contou com a presença de gestores de outras pastas importantes da administração pública: Eliezer de Santana (secretário de Governo), Ana Lúcia Brito (secretária da Educação), Luiz Henrique Basanez (secretário de Infraestrutura), Amarildo Guedes (secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública), Leila Patrícia Costa (secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Edivaldo Oliveira (secretário de Agricultura e Pesca), Emanuele Feliciano Teixeira (secretária de Esportes e Juventude), Roque Pita (secretário de Administração), Robert Alexandre (secretário de Cultura), Allan Abbehusen (assessor Jurídico), Kátia Behrens (controladora Geral do Município), Renato Costa Rosa (superintendente de Gestão), além de representantes da Secretaria da Saúde (SESAU), da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Gabinete do Prefeito (GAPRE).

Tendo em vista, sobretudo, a relevância do processo de elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO / 2024, o secretário da Fazenda e Orçamento, Jerolino Mascarenhas, conduziu o diálogo e abordou questões cruciais sobre estratégias financeiras e, principalmente, as prioridades, metas e projeções de cada secretaria para o ano 2024.

Ademais, outro assunto pautado no decorrer da reunião, refere-se aos parâmetros de responsabilidade fiscal e investimentos, tendo em vista, sobretudo, melhorar ainda mais os serviços prestados à população, bem como a geração de emprego e renda.

“Precisamos planejar todas as ações, tendo em vista a estimativa da receita de 2024, pois sabemos das alternâncias de arrecadação e do mercado como um todo. Faço questão de enfatizar, mais uma vez, que devemos focar principalmente nas metas e prioridades, em consonância, é claro, com o plano de governo do município”, enfatizou o secretário da Fazenda e Orçamento, Jerolino Mascarenhas.

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA PARA LDO 2024

Visando promover a participação nas definições das prioridades da gestão pública, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento, informa que está disponível, até o dia 30 de abril de 2023, a CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2024.

A LDO tem por finalidade fazer a conexão entre o planejamento de longo prazo representado pelo Plano Plurianual (PPA) e as ações políticas e necessárias no dia a dia, concretizadas no orçamento anual. Sua função é orientar a preparação do orçamento pela escolha de prioridades e metas do Plano Plurianual (PPA) para o ano seguinte.

Para acessar o formulário de Consulta Pública clique no LINK abaixo: https://forms.gle/fKzeNySh1VuSSNmq9

As sugestões à LDO obtidas por meio deste formulário serão analisadas e a proposta final encaminhada à Câmara de Vereadores para apreciação.