SEMA apoiou VI Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis

meio ambiente 1

Os membros da Associação de Catadores Preservando a Vida – ACOPA, de São Francisco do Conde, participaram no mês de setembro do VI Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis, realizado em Salvador. Os representantes da ACOPA contaram com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, que tem buscado ampliar a compreensão acerca das questões referentes à coleta seletiva e a atividade do Catador.

O Encontro envolveu representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministério Público do Meio Ambiente, Banco do Brasil, Centro de Estudos Socioambientais (PANGEA) e representando o Governo da Bahia, técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); e das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (SEDUR); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Superintendência de Economia Solidária (SESOL), que em rodadas de conversa com os Catadores, discutiram possibilidades de apoio à categoria.

O evento contou com a participação do Secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, que buscou debater o fechamento dos “lixões” com a inclusão socioeconômica dos catadores; as políticas nacional e estadual de resíduos sólidos; e as contratações de serviços de coleta seletiva feitas por cooperativas, através do Poder Público Municipal. Nos três dias de evento, ainda ocorreram debates, oficinas e exposições técnicas, além das experiências realizadas pelos municípios.

Estiveram representando o município de São Francisco do Conde técnicos da equipe de Educação Ambiental da SEMA; um estudante do Colégio Martinho Sales Brasil (envolvido em um projeto sobre Resíduos Sólidos e sua destinação) e um representante da sociedade civil (o presidente da Associação de Moradores do Coroado).