SEMA apresentou para comunidade franciscana o Plano de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos

saneamento basico residuos solidos evento 3

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA realizou na manhã desta quarta (27) a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na ocasião estiveram presentes representantes da gestão municipal e a comunidade franciscana. A ação é uma parceria da SEMA com as secretarias municipais de Serviços Públicos – SESP e de Infraestrutura – SEINF e conta com o suporte da empresa RK Engenharia.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes: a secretária do Meio Ambiente – Silvana Costa; o secretário de Serviços Públicos – Marcos Jorge do Amaral; o secretário de Infraestrutura – José Roberto; representando o prefeito Evandro Almeida – o assessor especial José Raimundo Fonseca; a promotora de Justiça da Comarca de São Francisco do Conde – Karine Guedes; representando os vereadores municipais – o vereador e líder do Governo Venilson Chaves (Cravinho); a secretária de Planejamento – Silmar Carmo; o secretário de Governo ; a secretária de Gabinete; os coordenadores e responsáveis técnicos do Plano Edvaldo Hilário e Ricardo Vilas Boas; o secretário de Turismo – José Carlos Reis; o secretário de Agricultura e Pesca – Arlindo Amaral; o gerente da Embasa no município – Rosalvo Lago e o coordenador da Defensoria Pública de São Francisco do Conde – Claudemiro Oliveira Dias.

saneamento basico residuos solidos evento 4

Precisamos ter a participação, colaboração de todos da sociedade nesse Plano. Tem que ter o envolvimento do poder público, sociedade e executivo cumprindo seus papeis para que se tenha um resultado”, enfatizou a promotora de Justiça da Comarca de São Francisco do Conde – Karine Guedes.

A participação popular foi destacada em todos os pronunciamentos, como fundamental do desenvolvimento das ações do Plano. “É de fundamental importância para o município e para gestão a realização deste Plano. É importante ressaltar que hoje nós fazemos a coleta em 100% do município, mas mesmo assim ainda deixamos a desejar porque precisamos que a comunidade também faça a sua parte”, destacou o secretário de Serviços Públicos – Marcos Jorge do Amaral.

Estou vendo aqui no auditório representantes de várias comunidades do município, então eu peço que vocês repliquem para suas comunidades o que discutiremos aqui hoje. Para que tenhamos êxito neste Plano precisaremos muito de vocês”, disse o secretário de Infraestrutura – José Roberto.

saneamento basico residuos solidos evento1

Conforme esclarecido pela secretária de Meio Ambiente, Silvana Costa, este Plano vinha sendo pensado pela SEMA há alguns anos a fim de discutir a questão do saneamento básico em todo município. “Contamos com a parceria do Ministério Público nesse processo, que através do Termo de Ajustamento de Conduta, permitiu que os trabalhos começassem. Esse momento aqui é o ponto inicial para o desenvolvimento do saneamento básico e a gestão dos resíduos sólidos. Estamos fazendo nossa parte enquanto poder público, mas a participação popular é fundamental. É através de vocês que iremos saber a realidade de cada localidade”, ressaltou Silvana Costa.

Após os pronunciamentos das autoridades, a empresa RK Engenharia, contratada para fazer um mapeamento da cidade no quesito saneamento, apresentou o Plano.

Saneamento básico envolve quatro vertentes: o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem. Nós estamos há algum tempo no município fazendo um diagnóstico técnico da cidade, a fim de instituir uma base de trabalho. Esse Plano é uma forma de planejamento que ajudará a gestão pública a desenvolver atividades com competência, principalmente com a participação popular. Estamos no processo de conhecer a realidade do município. Em seguida serão propostas ações e quais as prioridades, na sequencia vem o Plano de Execução e a consolidação do Plano”, declarou Júlio Cesar Borges, representante da RK Engenharia.