SEMA averigua morte de animais marinhos junto a órgãos competentes

gofinho

No decorrer das duas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) recebeu informações sobre a morte de animais marinhos no litoral de São Francisco do Conde. Foram encontrados sem vida: 02 golfinhos, 03 baiacus, 05 carapebas, 03 tainhas, 04 pescadas e 03 tartarugas.

As equipes de Fiscalização e Educação Ambiental da SEMA solicitaram o apoio de técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que trabalham no monitoramento de golfinhos. Os mesmos constataram que os golfinhos desviaram de rota, fato que pode ter ocasionado suas prisões em redes e, consequentemente, o seu falecimento.

No que se refere às outras espécies, a SEMA convocou o Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEMA), o qual enviou o técnico Ailton dos Santos para averiguar as causas das mortes. “O laboratório do INEMA está investigando para saber se houve alguma contaminação, mas ainda é cedo para fazermos qualquer tipo de afirmação”, disse Ailton dos Santos.

Além dos órgãos e estudiosos do Meio Ambiente foi solicitada a inspeção da Polícia Ambiental da Bahia, para investigar se houve prática de pesca com bomba no litoral do município recentemente. De acordo com a polícia, caso a prática seja confirmada, os infratores serão investigados e adotadas as medidas cabíveis.

Skip to content