SEMA está realizando monitoramento no manguezal do município

manguezal natureza fauna flora  sema

Em busca do equilíbrio ambiental e a conservação das espécies que habitam as áreas de manguezais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, através da Gerência de Monitoramento Ambiental e Preservação está promovendo o monitoramento do manguezal no município.

No mês de janeiro de 2015, iniciou-se o monitoramento da rodoviária à comunidade da Roseira, nas limitações com a cidade de Santo Amaro.

Com esta ação, além de contribuir para conservação do manguezal e das espécies da região, a SEMA contribuirá com a promoção da inibição de desmatamento do manguezal, garantindo também o equilíbrio ambiental, a qualidade do ar e um melhor conforto térmico para a população.

O trabalho é feito por mar e por terra, visando monitorar e identificar agressões ao meio ambiente como: cortes da mata em área de manguezal, jogada de lixo e dejetos, entre outras irregularidades. O próximo passo da equipe é informar ao departamento de Fiscalização para que possam notificar os culpados e tomar as medidas cabíveis.

Segundo o agente ambiental, Josafá de Jesus, “esta ação é um trabalho contínuo que serve para antecipar os problemas e impedir que agressões mais severas aconteçam. Nossa equipe, geralmente, é composta de 3 pessoas que fazem as visitas, acompanhadas do barqueiro. Porém, eventualmente, também nos acompanham profissionais da fiscalização e da educação ambiental”, informou.

Skip to content