SEMA inicia atividades do projeto CO2 Manguezal em São Francisco do Conde

SEMA_2

Na primeira semana de março, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) realizou visita técnica na cidade, conjuntamente com técnicos da Fundação Vovó do Mangue e profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP), visando a definição de local para introdução do plantio de mudas de mangue, que será estabelecido através Projeto CO2 Manguezal. O local definido foi uma área nas proximidades da unidade de atuação da Petrobras, entre a Baixa Fria e D. João.

A partir da definição do espaço, o próximo passo será dado por professores e técnicos da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) para análise do solo e qualificação do mesmo para receber o plantio, uma vez que, na área referida, a vegetação desapareceu completamente e não estabelece nenhum processo de recuperação natural, sem contar que não reagiu positivamente em tentativas de replantio, realizadas entre 2005 e 2006.

O Projeto CO2 Manguezal contemplará São Francisco do Conde com o plantio de mudas de mangue em 3,5 hectares e capacitação de 100 pescadores. Além disso, a Prefeitura de São Francisco ainda oferecerá a formação de 100 Agentes Multiplicadores, com curso intensivo de Educação Ambiental, dentre professores, gestores, servidores públicos e lideranças em geral. Atividades educativas para estudantes do Ensino Fundamental I e II também serão realizadas.

A ação consiste em uma iniciativa da Fundação Vovó do Mangue,  contemplada pelo programa Petrobras Ambiental. A Fundação decidiu pela inclusão de São Francisco do Conde no projeto.