SEMA lança projeto Manguezal: Conhecer para proteger

BANNER_MANGUEZAL_SFC

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) lançou em 26 de julho, data em que se celebra o “Dia Mundial do Maguezal”, o projeto Manguezal: Conhecer para proteger. O evento aconteceu na Escola Frei Eliseu, onde o público alvo foram os alunos. O projeto visa promover ações de sensibilização para os vários segmentos da sociedade, na perspectiva do uso sustentável e melhor conservação das áreas ocupadas por manguezais no território de São Francisco do Conde.

Dando continuidade a esta ação um novo encontro será realizado nesta terça-feira, 30 de julho, na Escola Frei Eliseu, a partir das 14 horas, com palestra sobre “A importância dos manguezais”. A previsão é que neste mês de agosto comece outra etapa do projeto, com a realização de encontros e ações de campo em diversos bairros do município, sendo iniciado pelo Caípe.

Esta ação surgiu a partir de diagnósticos ambientais realizados pela secretaria em bairros sanfranciscanos. De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Angélica da Paixão, nesses diagnósticos foram detectados impactos sobre o ecossistema. “Estamos agora buscando a conscientização e sensibilização dos munícipes para o cuidado com o ecossistema. Nós, enquanto secretaria, estamos buscando junto ao poder público a resolução dessas questões, mas é importante que cada cidadão cumpra sua parte e nos apóie nesse projeto”, enfatiza Paixão.

A SEMA almeja integrar ao projeto: escolas, pescadores, marisqueiras, comerciantes locais, empresas instaladas nas localidades participantes das ações, associações de pescadores e marisqueiras, associações de moradores e a comunidade em geral.

Saiba mais

O Dia Internacional dos Manguezais foi escolhido em lembrança da data – 26 de Julho de 1998 – quando Hayhow Daniel Nanoto, um ativista micronésio do Greenpeace, morreu em Muisne, litoral Norte do Equador, durante um ato de protesto organizado pelo Green peace e pela Fundación de Defensa Ecológica (FUNDECOL), uma ONG equatoriana cujo principal objetivo é a defesa dos manguezais. Nesta ocasião, a comunidade local e as ONGs desmantelaram um tanque ilegal de criação de camarões com o intuito de restituir a essa região arrasada seu estado inicial de uma floresta de mangue.

O Brasil tem a segunda maior área de mangue do mundo – mais de um milhão de hectares de florestas de manguezais localizadas ao longo do litoral brasileiro, distribuídos na extensão de todo o litoral, do Cabo Orange – no Amapá, a Araranguá – em Santa Catarina (Lacerda 1994).
Na Bahia, estima-se que a área de manguezal seja de 1.000km², distribuídos ao longo de 1.181km de costa, onde os maiores bosques estão entre os municípios de Valença e Maraú, situados no baixo sul da Bahia.

Em São Francisco do Conde, os manguezais se estendem por todo o litoral do município, na sede, distritos, bairros e ilhas, mantendo-se preservados em muitas áreas, porém, extremamente degradados em outras áreas por vários fatores, a exemplo de queimadas; derramamento de óleo; pesca proibida; lançamento de esgoto sem tratamento; construções irregulares e fazendeiros que invadem trechos de manguezal ampliando os domínios e suas propriedades, limitando a atuação dos extrativistas.

Os manguezais são ambientes ricos em alimento e proteção para crustáceos, moluscos e peixes, sendo um dos principais responsáveis pela manutenção de boa parte das atividades pesqueiras das regiões tropicais, sua biodiversidade (diversidade de espécies), faz com que essas áreas se constituam em grandes “berçários” naturais. A conservação desse ecossistema é fundamental para a economia das cidades litorâneas e sobrevivência de milhares de pescadores e marisqueiros. Atualmente milhares de hectares de manguezais são perdidos a cada ano em todo o mundo.