SEMA promove Mutirão Socioambiental em São Estevão dia 30 de outubro

cuidar-meio-ambiente

A comunidade de Santo Estevão será contemplada com um Mutirão Socioambiental promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), no dia 30 de outubro, quinta-feira, das 08h30 às 12h30, na sede comunitária do Ilhote. Além de oferecer diversos serviços, o principal objetivo da ação é sensibilizar a comunidade quanto ao cuidado e manutenção do meio ambiente e bens públicos, visando garantir que as pessoas ajudem a cuidar do local onde moram.

Entre os serviços oferecidos: atendimentos na área da poluição sonora e fiscalização ambiental; orientação e distribuição de materiais educativos nas residências; equipes de jardinagem e paisagismo também vão estar presentes, junto com a equipe de monitoramento ambiental, que fará cadastro para requalificação das fontes; e, um grupo da ACOPA (Associação de Coleta Seletiva Preservando a Vida) fará a coleta de materiais recicláveis na região.

A Saúde também participará do evento, através da Vigilância Sanitária, promovendo ações educativas sobre a dengue e visitando quintais e terrenos em busca de focos do mosquito transmissor. Além disso, a população poderá se cadastrar para receber tampas e capas de tonéis e tanques. No local, haverá um veterinário e agentes de saúde dando orientações diversas. As secretarias de Serviços Públicos – SESP e Infraestrutura – SEINF também vão estar representadas, além de profissionais da Defesa Civil.

Esta ação começou através da Gerência de Educação Ambiental da SEMA, que realizou no dia 14 de outubro um encontro visando a estruturação de um Mutirão Socioambiental no bairro. Precede a reunião, um diagnóstico ambiental realizado pelas equipes da Gerência de Educação Ambiental e Gerência de Monitoramento Ambiental e Preservação, além da equipe do Departamento de Fiscalização Ambiental e Sonora.

Participaram desse momento de construção coletiva: equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, representante da Vigilância Sanitária – SESAU, coordenador dos Administradores Regionais do município – SEGOV, representante da Empresa de Limpeza Urbana MM, representante da empresa Brasilgás, representante da empresa Liquigás, representantes da Embasa (departamentos de Água e de Esgoto), Guardiões Ambientais, membros da Associação de Moradores – ABEMSE, Administradores Regionais da localidade, representantes da Igreja Católica e moradores.

Todas as questões e demandas apresentadas foram acolhidas, visando à minimização ou resolução total dos problemas no dia definido para realização do mutirão. Nesse dia, serão levados inúmeros serviços, assim como, técnicos de diversas áreas para prestarem serviços e esclarecimentos. Finalizando o encontro, os representantes das empresas presentes responderam a questionamentos dos participantes em relação a alguns serviços prestados e se colocaram à disposição para fiscalizar mangueiras e registros de gás, solicitação para tratamento de água e esgoto, entre outros.