SEMA promoverá Mobilização Municipal pela Semana da Árvore

dia da arvore

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA promoverá, neste ano de 2014, a Mobilização Municipal na Semana da Árvore, envolvendo o corpo técnico da SEMA e vários segmentos da sociedade.

Para a secretária do Meio Ambiente, Silvana Santos Costa, essa mobilização será feita por entender a importância da árvore tanto na zona urbana quanto na zona rural, em suas múltiplas funções. “Ela atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, no equilíbrio da temperatura, na proteção do lençol freático, evitando o ressecamento do ar através da respiração, fornecendo sombra, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades”, enfatiza a secretária.

Diversas atividades serão realizadas durante a semana de Mobilização, que se inicia na próxima segunda-feira, 22 de setembro, e segue até sexta-feira, 26.

Confira a programação:

Dia 22 de Setembro, às 08:30h: Abertura da Semana da Árvore com um Chá Poético, no Mercado Cultural, para degustação de chás naturais, declamação de poemas e exposição de artesanato a partir de troncos e galhos de árvores mortas, do Artista Plástico do município – Márcio de Jesus.

Dia 22 de Setembro, às 10:0h – Declamação de poemas produzidos por alunos e moradores e fixação dos poemas nas árvores da Praça da Independência. Plantio de árvores no entorno da Biblioteca Municipal, na Rua Getúlio Vargas e Escola Martinho Salles Brasil.

Dia 24 de Setembro, às 10:00h – Plantio de árvores nativas pelos alunos do Projeto Mais Educação do Monte Recôncavo.

Dia 25 de Setembro: Recomposição da Mata Ciliar no Sítio Roça de Xangô, na Estrada de Campinas – Ação do Projeto Recomposição de Mata agrada em Terreiros de Candomblé do município.

Dia 26 de Setembro, das 09:00h às 12:00h – Engenho de Baixo / Muribeca (Escola Anísio Teixeira) Oficina de Alimentação Alternativa utilizando a banana como base dos pratos (público – mãe de alunos e comunidade – 15 vagas).

12:00h às 13:00h – Degustação de pratos produzidos na Oficina (Alunos da Oficina)

09:00h às 12:00h – Oficina de Artesanato a partir da fibra do tronco da bananeira – (público – mãe de alunos e comunidade– 15 vagas).

15:00h às 16:00h – Chá Poético com Exposição da produção artesanal, declamação de poesias pelos alunos e degustação de chás a partir de ervas medicinais da localidade e petiscos produzidos na Oficina de Alimentação Alternativa (alunos da oficina, corpo docente e funcionários da escola).