Semana do Setembro Verde conta com atividades diversas até 30 de setembro

setembro verde

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, está realizando desde o último dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a Semana do Setembro Verde. As comunidades de Paramirim, Coroado, Muribeca, Jabequara da Areia e Jabequara das Flores estão recepcionando as ações que têm entre os seus objetivos incentivar à leitura, com a colocação de um poema em cada árvore nessas localidades. Os poemas foram produzidos previamente pelos estudantes em sala de aula e sempre antes de colocar nas árvores são declamados pelos próprios alunos. Confira o cronograma das atividades:

Dias 28 a 30.09, segunda a quarta-feira – PROJETO CRIANÇA QUE NASCE, ÁRVORE QUE CRESCE

– Projeto que visa o plantio de árvores em homenagem ao nascimento de crianças no município, nas localidades de Paramirim, Coroado, Jabequara da Areia, Muribeca e Jabequara das Flores.

Dia 29.09, terça-feira

– Ocorrerá uma ação conjunta entre a SEMA e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP para limpeza da Lagoa do Cocorobó e plantio de árvores do entorno da lagoa na Muribeca.

Confira as demais ações já realizadas durante a Semana do Setembro Verde

– Dia 21.09, segunda-feira, Um Poema Em Cada Árvore – uma iniciativa de incentivo à leitura idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia de Minas Gerais. O projeto prevê que poemas sejam pendurados em árvores, como forma de envolver as pessoas no mundo da leitura. O Instituto Psia solicita que a cidade indique um articulador através do qual serão estabelecidos os contatos. Em 2015, a articulação de São Francisco do Conde ficou a cargo da equipe de Educação Ambiental da SEMA. Os poemas expostos foram de alunos da Escola Rural de Paramirim / Bem-me-Quer (Praça de Paramirim); da Escola Quintino Nascimento (Praça Central do Coroado); e, da Escola Joaquim Ignácio Bulcão (também na Praça Central do Coroado).

– Dia 22.09, terça-feira, Educação Ambiental Porta a Porta no Coroado.

– Dia 23.09, quarta-feira, a partir das 09:00h

Café com Saúde Ambiental na Unidade do Programa de Saúde – PSF de Paramirim: momento de sensibilização ambiental enquanto os moradores aguardam atendimento.

Educação ambiental formal na Escola Rural de Paramirim / Bem-me-quer.

– Dia 24.09, quinta-feira, das 09h às 15h

Educação ambiental formal na Escola Quintino Nascimento – Coroado.

– Dia 25.09, sexta-feira, das 09h às 12h

Um poema em cada árvore – com participantes do Concurso de Poesia no bairro da Jabequara da Areia.