SEMA realizou visita ao Rio Joanes

Encontro-das-águas.-Joanes-e-Ipitanga-1024x768

Na última quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) promoveu uma visita a bacia hidrográfica do Rio Joanes, através do projeto Berço do Joanes, que tem como objetivo a educação ambiental e a recomposição e replantio da mata ciliar no entorno da nascente do rio, localizada na Fazenda Gurgaia, em São Francisco do Conde.

A responsabilidade de São Francisco do Conde com esse rio é maior do que nas outras cidades que ele passa, pois é aqui sua nascente e ela precisa ser preservada”, afirmou Angélica Paixão, gerente do Departamento de Educação Ambiental.  A nascente do rio é uma Área de Proteção Ambiental – APA. No total, o rio possui cerca de 245 km de extensão de curso d´água, passando por cidades como: São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Dias D´Ávila, Candeias e Simões Filho. Segundo o gestor da APA Joanes-Ipitanga (outro afluente do rio), Geneci Braz, “esse rio é responsável pelo abastecimento de água de 40% da Região Metropolitana e Salvador. Esse é um passeio importante do ponto de vista acadêmico e também para conhecimento da região”.

Os principais agravos que dificultam o trajeto do rio até o oceano Atlântico são o desmatamento da mata ciliar; lançamento de esgoto doméstico e materiais de indústria e construção civil; ocupação desordenada do solo; lixo doméstico e erosão das margens, entre outros.

O secretário de Meio Ambiente, Wellington Marcula, também participou da visita e agradeceu aos técnicos da SEMA e da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), guardiões ambientais e estudantes e professores do curso de geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além do gestor da APA, pela disponibilidade de participar da atividade que incluiu longas caminhadas pela mata e viagem por Simões Filho e Camaçari, finalizando em Lauro de Freitas – na Praia de Buraquinho. “Esse nosso projeto de trazer as pessoas para visitar essa área era antigo. Não é porque algumas pessoas degradam esse patrimônio que nós devemos fazer o mesmo. Essa visita dará embasamento para a criação de um projeto para cuidar dessa nascente”, concluiu o secretário.