Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontecerá de 14 a 29 de maio, em São Francisco do Conde

O dia 18 de maio é lembrado como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ocasião em que são realizadas, em todo Brasil, ações de mobilizações destinadas a visibilizar a temática. Em São Francisco do Conde, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), irá realizar mais uma vez a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que este ano traz como tema: “Esquecer é permitir. Lembrar é combater!”.

A ação, que acontece de 14 a 29 de maio, conta com uma vasta programação que inclui exibição de curtas metragens referentes à temática da violência sexual infantojuvenil, além de dinâmicas de grupos e reflexão, oficinas, rodas de conversa nas escolas e Unidades de Saúde da Família, caminhada, distribuição de materiais informativos/ educativos, dentre outras atividades.

O objetivo da campanha, de responsabilidade do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, é sensibilizar e mobilizar a sociedade no combate aos crimes contra o jovem em São Francisco do Conde. Um trabalho de informação e conscientização para que a comunidade esteja alerta sobre os riscos que a criança e o adolescente correm a todo instante. As atividades são voltadas para um público de todas as idades e irá mobilizar toda cidade em diversas áreas de atuação, além de redes sociais e veículos de comunicação na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Esta ação contará com a parceria de diversos outros órgãos como as secretarias municipais da Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAU), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e dos Centros de Referência de Assistência Social de São Bento, Coroado e Caípe.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/05 – Orientações e Panfletagem em frente à Câmara de vereadores (neste mesmo dia será realizado um diálogo no Projeto Sala de Espera, antes do início da sessão)

Dia 15/05 – Roda de conversa com usuários da rede de saúde/ USF de Jabequara da Areia e Monte Recôncavo

Dia 16/05 – Orientações e panfletagem em frente ao CRESAM

Dia 17/05 – Exibição de curtas e Roda de Conversa com alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN)

Dia 20/05 – Alunos do CEAS (exibição de curtas, dinâmicas, oficina de confecção de flores alusiva à Campanha do Faça Bonito, que deverão ser usadas durante a caminhada do dia 29/05)

Dia21/05 – Exibição de curtas e Roda de Conversa com alunos da Escola Frei Eliseu

Dia22/05 – Alunos das escolas Ana Tourinho, Iromar Nogueira e Maria Lúcia Alves (exibição de curtas, dinâmicas, oficina de confecção de flores alusiva à Campanha do Faça Bonito, que deverão ser usadas durante a caminhada do dia 29/05)

Dia24/05 – Roda de Conversa com usuários da rede de saúde/ USF Muribeca

Dia 27/05 – Roda de Conversa com usuários da rede de saúde/ USF de Santo Estevão e Caípe de Cima

Dia 29/05 – Caminhada nas principais ruas do Caípe de Baixo, com a participação de alunos das escolas locais e comunidade geral, para chamar a atenção da população sobre a necessidade de se enfrentar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, residentes no município de São Francisco do Conde