Semana do Continente Africano termina com caminhada na orla e festa a noite

Semana de Comemoração do Continente Africano  2São Francisco do Conde celebrou a Semana do Continente Africano.  A iniciativa aconteceu através dos estudantes da universidade da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira), que fazem parte da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA), composta pelos alunos que vieram dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Entre as atividades da Semana do Continente Africano aconteceu uma mesa de abertura, palestras, oficinas de tranças, turbantes, moda e culinária, dentre outras ações de valorização da cultura nos 54 países que compõem o continente africano, sobretudo aqueles que falam a língua portuguesa. Na abertura  do evento estiveram presentes o coordenador do evento, Robert Fox; o presidente da ASEV, Beto Infande; o coordenador do curso de Letras, Paulo Sérgio de Proença; Leila Machado, da PROPAAE – Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; Ana Bispo, do Departamento de Promoção a Igualdade Racial de São Francisco do Conde – DEPIR; Felipe Santos, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT); Alexandre Bravo, presidente do Centro Acadêmico. Já no sábado (23) aconteceram as oficinas no Mercado Cultura da cidade e no 25 de maio, fechando as atividades, aconteceu uma caminhada saindo da Unilab, na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz (Baixa Fria), com sentido ao Centro da cidade – orla.

Semana de Comemoração do Continente Africano  1

Os antepassados de vocês vieram para o Brasil escravizados e hoje vocês estão refazendo este caminho para o Brasil, mas desta vez em busca do conhecimento. O nosso país está reconhecendo a dívida que tem com os nossos irmãos africanos. É preciso também que se diga que vocês, estudantes africanos, não recebem nenhum recurso financeiro ou ajuda em espécie da Prefeitura de São Francisco do Conde e que a bolsa com a qual sobrevivem aqui é dada pelo Governo Federal. A Bahia é o estado mais negro do Brasil e São Francisco do Conde a cidade mais negra da Bahia, então, sintam-se filhos brasileiros aqui”, afirmou o coordenador do curso de Letras da Unilab, Paulo Sérgio de Proença.

Além dele, o estudante Fernando Lopes Tomé saudou a todos dizendo: “viva a África, viva o Brasil, viva São Francisco do Conde. A África está em nosso corações”. Em discurso ele agradeceu o apoio dos governos Federal e Estadual e ao acolhimento que a Prefeitura deu a eles quando chegaram à cidade. Já o presidente da ASEV, Beto Infande, falou da cultura africana e da integração que eles pretendem fazer com a cultura brasileira. Ele também agradeceu ao prefeito Evandro Almeida e a prefeita Rilza Valentim (in memoriam) pela oportunidade de viver e estudar na cidade. “Sentimos muito sua falta, Rilza, e sentimos muito que você não esteja conosco”, falou.

Semana de Comemoração do Continente Africano  3

Durante a caminhada eles mostraram a comunidade sua música, cultura e dança. Por fim, eles apresentaram alguns Raps e nem a chuva desanimou os alunos. Além disso, na noite da segunda-feira (25), uma festa no Casarão Espaço B animou franciscanos e africanos.