Semana do Meio Ambiente teve abertura na manhã desta segunda (03)

meio_cejal

A manhã desta segunda-feira, 03 de junho, foi marcada pela abertura da Semana do Meio Ambiente no município de São Francisco do Conde. O evento foi realizado no auditório da CEJAL, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho. Na ocasião aconteceu o lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva e o Lançamento da Cartilha Educativa “Manguezal, Conhecer para Proteger”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

A gerente de Educação Ambiental da SEMA, Angélica Santos da Paixão, promoveu a apresentação dos programas e destacou que a partir de agora será realizada, em São Francisco do Conde, a coleta e descontaminação de lâmpadas fluorescentes, bem como o recolhimento de pilhas e baterias e a coleta de resíduos de celular, como parte do Programa Jogue Limpo São Francisco do Conde. Ela destacou ainda o projeto para criação do Centro de Referência de Educação Ambiental do município.

Nossa ideia não é apenas distribuir cartilhas. Nós iremos até os estudantes e às comunidades para levar informação a nossa população. Precisamos acabar com a ideia de que mangue é algo desorganizado. O mangue é uma das estruturas mais organizadas que temos na natureza”, disse.

Em discurso de abertura, a prefeita destacou que “nós cidadãos é que somos o meio ambiente. Vamos cuidar do que é nosso. Tem muita gente querendo morar em São Francisco do Conde e nós que estamos aqui temos que cuidar do que é nosso. Deixar nossa cidade mais limpa, mais cuidada e a mais bem florida da região. Se não cuidarmos de nós mesmos vamos nos transformar no grande lixo do século XXI”, ressaltou.

Dando continuidade ao evento, o secretário de Meio Ambiente do município, Wellington Marcula, destacou a importância da realização desta Semana do Meio Ambiente. “Hoje é um dia que se comemora o meio ambiente. Este evento é em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 05 de junho. Temos que nos preocupar com nossas atitudes, com o que fazemos para preservar o meio ambiente, quais são nossas ações e reflexões para isso”, finalizou.

As atividades da Semana do Meio Ambiente seguem na próxima terça-feira (04) com a implantação da coleta seletiva na Rua Barão de São Francisco; com o Ecocine – exibição de filmes ambientais no Instituto Municipal Luis Viana Neto; oficina de alimentação alternativa; campanha educativa de coleta seletiva de pilhas, baterias de celular e lâmpadas fluorescentes nos bairros; revitalização da Fonte da Mangueira no bairro de Campinas e uma campanha educativa de conservação das praças e jardins nos bairros. Já o encerramento, na quarta-feira (05), está programado também uma campanha educativa de conservação das praças e jardins dos bairros do município; exibição de filmes ambientais na Escola Juvenal Eugênio de Queiroz; orientação previdenciária para pescadores e marisqueiras; distribuição de tampas para tanques e toneis; desratização e limpeza dos entornos dos riachos Beiju e Vanic.

Estiveram presentes a mesa de abertura solene do evento a prefeita do município, Rilza Valentim; o vice-prefeito, Evandro Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eliezer de Santana; a diretora de Educação Ambiental do Estado da Bahia, Zana Maria Rodrigues – representando o secretário do Meio Ambiente do estado da Bahia; o gestor de Proteção Ambiental dos rios Joanes e Pitanga, Geneci Braz; a gestora da Área de Proteção Ambiental da Baía de Todos-os-Santos, Catarina Orinco; a Promotora de Justiça de São Francisco do Conde, Karine Guedes; o secretário de Meio Ambiente do município, Wellington Marcula; a secretária da Educação, Cristiana Ferreira; o gerente de Produção da Avant, Luís Vasconcelos de Oliveira e a assessora de Gestão Ambiental da Citeluz, Taneide Alves.