SEMAP: Agricultores familiares de São Francisco do Conde serão beneficiados com Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), lançado dia 05 no município

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) – órgão ligado ao Governo do Estado da Bahia – realizou na última quarta-feira, dia 05 de setembro, o Lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  que está em execução direta no município, por meio do Centro de Educação Ambiental, local onde aconteceu a cerimônia. Na oportunidade, também foi iniciado o Curso de Apicultura que beneficia 30 agricultores familiares do município.

Na ocasião, estiveram presentes, a coordenadora da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF) Metropolitano, Marinês Santos, o secretário de Meio Ambiente, agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria) – que representando o prefeito Evandro Almeida – a controladora do município, Kátia Behrens,  além do presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), e o vereador Renato Júnior. Quem também participou da ação foi o vereador de Camaçari, Téo Ribeiro.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Em São Francisco do Conde, 15 agricultores familiares foram cadastrados pela SEMAP e, a partir disso, parte dos alimentos produzidos por esses agricultores serão adquiridos pelo governo diretamente dos agricultores familiares, que receberão os respectivos valores diretamente em suas contas correntes. Nessa perspectiva, os produtos adquiridos serão destinados à doação e distribuição para a população em maior situação de vulnerabilidade social, mediante identificação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes do município, por meio da rede socioassistencial.

Para a coordenadora da Bahiater, no SETAF Metropolitano, Marinês Santos, o PAA é um importante programa capaz de promover o acesso à alimentação, o incentivo a produção e a agricultura familiar. “Nós sabemos que a economia do Brasil hoje está sendo aquecida pela agricultura familiar, entretanto, os agricultores tinham a vontade de produzir, mas não sabiam como escoar e vender a sua mercadoria. São Francisco do Conde é um dos municípios mais presentes na agricultura familiar e, nesse sentido, nós temos que dar retorno a quem sempre abraçou essa parceria, a quem primeiro assinou esse Termo de Cooperação município/estado. É um projeto inicial, onde cada agricultor irá vender para o estado R$ 6.500,00 – meta anual. A primeira compra para São Francisco do Conde será no dia 20 de setembro e temos até dezembro. Se quisermos prolongar um pouco mais iremos nos reunir com o secretário da pasta para que os agricultores não fiquem parados de janeiro a março. Tentaremos renovar, sobretudo, com um número maior de agricultores e o aumento desse valor. Cada agricultor irá receber o seu cartão bancário, confeccionado pelo Banco do Brasil, onde daqui a quinze dias estará pronto para a primeira compra. Nesse sentido, garantimos para o agricultor que de fato eles irão receber pelos alimentos produzidos. O Programa de Aquisição de Alimentos é um programa bonito e garante também que esses alimentos produzidos fiquem no próprio município, através de doações para familiares de vulnerabilidade social. Peço que vocês abracem esse programa e deixo aqui registrado os meus elogios ao secretário Renato Costa Rosa, que é um dos secretários da Região Metropolitana que sempre está presente em todos os eventos da agricultura familiar”.

Em seu pronunciamento, o secretário Renato Costa Rosa falou sobre o programa como uma forma de oportunizar os agricultores familiares do município. “Agradeço a todos os presentes neste momento memorável para o nosso município. Com esse programa, o agricultor terá a certeza que o alimento plantado irá beneficiar os seus conterrâneos. O governo irá trazer para o município uma balança de 300 kg, uma de 30kg, todo o material de escritório, computadores, freezer e uma pick-up. O município entrará com a parte técnica e as instalações. Hoje também estamos dando início a um curso de apicultura que irá beneficiar diretamente 30 agricultores familiares franciscanos. Essa secretaria só tem razão de ser se ela atender os agricultores familiares com incentivos como esse. Quero agradecer a toda minha equipe de trabalho. Ser agricultor familiar é viver pela agricultura. Eu quero que vocês acreditem porque esse programa só vai para frente se os agricultores abraçarem”.

Dona Suely, agricultora franciscana, de 48 anos, que sempre trabalhou nessa área, falou sobre a importância do programa e no que ele representa para a sua melhoria de vida. “Esse programa é muito bom porque muitas vezes tínhamos a mercadoria na roça, mas não conseguíamos vender. Agora, com esse programa, vai ser muito melhor, porque temos essa certeza de comercialização do nosso produto que consequentemente irá melhorar a nossa qualidade de vida, por meio dessa renda, fruto do nosso trabalho que está sendo reconhecido”.