SEMAP: Inauguração do Centro de Educação Ambiental acontecerá no dia 06 de junho

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP) realizará nesta quarta-feira (06), às 09h, a inauguração do Centro de Educação Ambiental, localizado na Rua Manoel do Amaral, no bairro da Pitangueira. Na oportunidade, acontecerá uma exposição para os munícipes do Projeto de Hortas Medicinais e Convencional.

 História

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. O objetivo principal da conferência foi chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

 

Fonte: Brasil Escola