SEMAP promove ações educativas virtuais em alusão a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio das ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), está promovendo ações educativas em alusão a Semana do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo chamar a atenção de toda população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Entre os temas a serem trabalhados estão: recursos hídricos, Mudanças climáticas, restauração de ecossistemas e um dos maiores problemas ambientais da atualidade: o plástico.

CONHEÇA A SEMAP

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP) é um órgão da administração direta da Prefeitura de São Francisco do Conde. Ela é responsável por cuidar dos assuntos relacionados ao meio ambiente, à agricultura e à pesca no âmbito municipal.

SETORES DA SEMAP

A SEMAP é dividida entre os seguintes setores: Licenciamento Ambiental; Fiscalização Ambiental; Educação Ambiental; Agricultura; Pesca e Administrativo.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O setor de Licenciamento Ambiental é responsável por controlar e licenciar o funcionamento de atividades e empreendimentos que utilizem recursos ambientais ou que possam causar, sob qualquer forma, degradação ao meio ambiente. O objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico-social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

O setor de Fiscalização Ambiental é responsável por cumprir o dever que o poder público tem de fiscalizar a conduta daqueles que podem impactar de forma significativa o meio ambiente de forma a garantir a sua preservação. O objetivo é prevenir a ocorrência de ações que causem degradação ambiental e punir aqueles que cometem infrações ambientais, com o intuito de garantir que o interesse coletivo se sobreponha ao interesse particular.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O setor de Educação Ambiental é responsável por promover a sensibilização e compreensão dos cidadãos de assuntos e conceitos relacionados ao meio ambiente, como a preservação, conservação e sustentabilidade. O objetivo é formar cidadãos conscientes que tenham práticas sustentáveis e que reduzam suas ações lesivas ao meio ambiente.

AGRICULTURA

O setor de Agricultura é responsável por executar programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da produção agrícola familiar, além de promover melhorias técnico-econômicas dos agricultores familiares e da infraestrutura rural. O objetivo é auxiliar o agricultor no desenvolvimento de sua produção rural, fortalecendo a agroindústria local e agregando valor e renda aos produtos rurais.

PESCA

O setor de Pesca é responsável por estimular e apoiar as atividades de pesca artesanal no município em todas as suas etapas, desde a captura até a comercialização do pescado. O objetivo é assessorar os pescadores e marisqueiros no desenvolvimento de suas atividades, participando, quando necessário, na aquisição de bens e equipamentos essenciais para o seu progresso.

ADMINISTRATIVO

O setor administrativo é responsável por cuidar de todo o devido funcionamento da SEMAP. Ele gere as demandas internas de recursos financeiros, logísticos e de bens e equipamentos que garantam uma atuação eficiente da Secretaria diante de seus deveres para com a sociedade.

Confira a programação:

Dia (07/06) – Segunda-feira: Texto “Como Funciona a Semap”;

Dia (08/06) – Terça-feira: Texto “Restauração dos Ecossistemas”;
Dia (09/06) – Quarta-feira: Texto “Mudanças Climáticas”;
Dia (10/06) – Quinta-feira: Card “Plásticos e Microplásticos”;
Dia (11/06) – Sexta-feira: Card “Hortas Domésticas”.