SEMAP realizou encerramento do curso de Formação de Agentes Multiplicadores Ambientais, em parceria com Projeto Co2 Manguezal

O Projeto Co2 Manguezal, em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, realizou na última terça-feira (04), o encerramento do Curso de Capacitação Socioambiental Para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. A atividade aconteceu no Centro de Educação Ambiental da SEMAP.

De acordo com a coordenadora do Projeto Co2 Manguezal, Rosiane Campos, a ação foi em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que se celebra em 05 de junho. O curso deu início no dia 30 de abril, com carga horaria de 40 horas/aula. Vinte e oito funcionários de diversas secretarias foram capacitados para serem multiplicadores, com objetivo de conscientizar os públicos sobre a questão da preservação ambiental.

Segundo a estudante em Biologia, Josenilda Correia, o curso despertou nela a vontade de querer ser uma agente multiplicadora e transformadora. A estudante afirmou que a ação causou o desejo de continuar cuidando e preservando o meio ambiente. “Foi um trabalho muito produtivo que despertou em cada participante a vontade de ser um agente multiplicador, inclusive eu me candidatei a fazer parte do projeto que será realizado em Caípe e, quem sabe, eu também estarei palestrando e passando para o povo aquilo que eu aprendi. Hoje eu saí desse curso com uma visão transformadora, conscientizarei e ensinarei a população sobre a importância de preservar o meio ambiente”, declarou a estudante.

Para a realização das atividades educacionais, alunos contaram com o apoio técnico do projeto Co2 Manguezal, tais quais: o técnico ambiental, Bruno Barbosa, o coordenador pedagógico, Carlinhos de Toti, a coordenadora de Estudos Técnicos e Ações de Reflorestamento, Sara Nascimento, a educadora ambiental, Daora Moreira e a educadora ambiental, Aline Santos.

O secretário da SEMAP, Renato Costa Rosa, se fez presente para participar das atividades e entrega dos certificados. “Esse curso capacitou agente ambientas que atuarão em cada secretaria onde eles atuam, além das comunidades. Então, hoje estamos concluindo esse curso, mas esses agentes sairão disseminando a conscientização ambiental em todo o município”, afirmou o secretário.