Seminário de Assistência Social lotou auditório do Pré-Vestibular nesta manhã

DSC_6291

A manhã desta terça-feira, 25 de novembro, foi marcada pela realização do Seminário de Assistência Social, em São Francisco do Conde – evento que lotou o auditório do Pré-Vestibular e contou com a participação de autoridades, munícipes e estudantes da área de Serviço Social.

Na mesa de abertura estavam o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira; representando o prefeito Evandro Almeida, a secretária de Gabinete Vanda Nunes; a presidente do Conselho de Assistência Social, Maria Thais Costa da Silva; a assistente técnica, Ana Aparecida de Santana e representando a APAE do município, o Sr. José.

“Hoje é o primeiro passo para que nosso Conselho esteja aberto à comunidade. É importante que o povo conheça a função dele e possa discutir sobre o assunto”, enfatizou a presidente do Conselho Maria Thaís.

“O Conselho é que controla as ações da secretaria; como está sendo desenvolvida a assistência no município. Muita gente não conhece a instituição, mas quem tiver interesse pode comparecer as nossas reuniões e dar sugestões”, declarou a assistente técnica, Ana Aparecida.

O evento teve como principal objetivo proporcionar aos munícipes um breve esclarecimento sobre o funcionamento do Conselho de Assistência Social, a sua atuação e importância dentro da cidade, além de abordar os serviços prestados pela Assistência Social.

“Esse é o caminho para que o governo e a sociedade caminhem mais próximos. Nunca vi um evento deste tipo com a participação de tantos munícipes. Pra gente é um marco porque mostra que vocês são a bola mestra dentro do processo de construção de políticas públicas municipais. A participação popular é muito importante para que possamos identificar possíveis problemas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira.

Além dos pronunciamentos da mesa, o seminário contou com a apresentação do Coral das Marisqueiras e com as palestras da secretária executiva do Conselho, Carlúcia Santos e da assistente social Márcia Andrade com o tema “A importância do Conselho dentro da esfera municipal”, e ainda de Emmanuelle Gomes com o tema “A visão do Conselho no âmbito do SUAS”.

O Conselho atual tomou posse em fevereiro de 2014, com a nomeação de 20 membros, entre representantes governamentais, não governamentais e representantes de usuários da Assistência Social. A sede fica na rua Barão de São Francisco, nº 33, Centro e funciona das 08h às 14h, tendo reuniões todas as segundas e terças-feiras, abertas a comunidade.