Seminário de Proteção e Defesa Civil capacitou profissionais ao longo de três dias

Aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, o último dia do 3º Seminário de Proteção e Defesa Civil, dia 16 de março, que teve como tema: “Preservar a história, prevenir o futuro“.

Na oportunidade, representantes da Defesa Civil do município e do estado, bem como, autoridades municipais e do Corpo de Bombeiros compuseram a mesa de apresentação desse último dia de evento. Esteve presente o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho); o coordenador da Defesa Civil em São Francisco do Conde, Hebert Ruy Oliveira Costa; o sargento Maciel, do 14ª GDN de Madre de Deus; o diretor-superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Paulo Sérgio Menezes Luz; o superintendente adjunto da Defesa Civil do Estado da Bahia, Vitor Gautois; a Engenheira Ambiental e Sanitarista, participante do Programa Embaixadores da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU) – Cidades Resilientes e voluntária da SEDUC, Nicoly Lima e Lima.

Na ocasião, o diretor-superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Paulo Sérgio Menezes Luz elogiou os profissionais da Defesa Civil de São Francisco do Conde e ressaltou a coragem e o compromisso destes profissionais com a vida dos moradores, devido a interdição do Convento Santo Antônio: “Se a gente conseguir implementar em todos os 417 municípios da Bahia uma Defesa Civil do porte, do comprometimento e da competência da Defesa Civil de São Francisco do Conde, a nossa Bahia estará no caminho certo. Não só pela estrutura em São Francisco do Conde que é diferenciada dos outros municípios, mas também pelas pessoas comprometidas e preparadas  para lidar no dia a dia com as ações de Defesa Civil, tanto na resposta, como na prevenção. A exemplo disto, aconteceu a interdição do Convento de Santo Antônio, uma atitude muito corajosa e histórica com o objetivo de preservar vidas. E, nós da Defesa Civil do Estado e o governador, estamos todos abraçados  com vocês para que possamos trabalhar juntos com o IPHAN para que o convento seja restaurado o mais rápido possível. Sabemos da importância religiosa, histórica e cultural do Convento para o município de São Francisco do Conde”.

O presidente da Câmara, vereador Venilson Souza Chaves, em seu pronunciamento, também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela equipe no município, tendo em vista que são realizadas ações informativas, de fiscalização e de prevenção. O que, consequentemente, tem evitado tragédias no município. Venilson também agradeceu o trabalho da Polícia Militar, junto a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

“Quando a equipe da Defesa Civil vai fiscalizar uma obra ou imóvel muitos pensam que irão atrapalhar, mas muito pelo contrário, a Defesa Civil é orientadora e realiza um trabalho que pensa na prevenção dos acidentes. Nos períodos de chuva em São Francisco do Conde aconteciam muitos desabamentos e com isso pessoas eram abrigadas no ginásio de esportes. Hoje, muita gente ainda não se deu conta que isso não acontece mais, graças a Deus, e ao trabalho de prevenção da Defesa Civil ao longo do ano”, finalizou.

No decorrer do seminário foram ministradas palestras sobre ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’, além da mostra do Mapeamento de Risco e do aplicativo de Defesa Civil e Sistema de alerta por SMS.

Sobre o Sistema de alerta por SMS, é importante salientar que se trata de uma importante ferramenta de comunicação entre o órgão e a população. Para receber de forma gratuita mensagens de alerta, é preciso que o cidadão realize o cadastramento enviando um SMS para o número 40199, com o CEP da sua região.

Quem também participou do evento, levando informações e vacinando o público presente, foram os profissionais da Secretaria da Saúde, que montaram uma estrutura para atender os participantes do seminário.

O 3º Seminário de Proteção e Defesa Civil é uma ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP, em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil – SUDEC, órgão do Governo do Estado da Bahia.