Seminário Referencial Curricular Franciscano: Tecendo saberes e fazeres da/na educação acontecerá nesta terça-feira (14)

Como parte do processo de elaboração do currículo franciscano, nesta terça-feira (14) será realizado o Seminário Referencial Curricular Franciscano: Tecendo saberes e fazeres da/na educação. O evento, promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, irá acontecer das 8h30 às 16h30, no auditório 02 de Julho.

A necessidade de implantação dos currículos nos estados e municípios é uma consequência da resolução CNE/CP n° 2 de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta esse fazer. Em São Francisco do Conde, o início desse processo se deu ainda nos Pré-Diálogos Pedagógicos, ocorrido em dezembro do ano passado, quando os profissionais da Educação do município tomaram conhecimento desse grande projeto, que tem mobilizado toda a rede, desde então.

Segundo a diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira, o currículo “é uma narrativa socialmente construída, por atores curriculantes, com diferentes vozes, questões e decisões curriculares”. Nesse sentido, conforme afirma o especialista no tema, o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo, os atores curriculantes seriam “atores e autores de suas próprias teorias sobre as questões do currículo, ou seja, curriculantes, ao se envolverem nas questões e decisões curriculares”.

Dentre os principais objetivos do Seminário Referencial Curricular Franciscano estão oportunizar momentos de discussão e socialização dos saberes e experiências da/na construção do Referencial Curricular Franciscano e compartilhar as produções que vêm sendo desenvolvidas nos Grupos de Trabalho.

O público-alvo do evento são os professores, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, agentes de apoio da Educação Infantil e gestores escolares. DEVIDO À NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO DE TODOS, AS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SERÃO SUSPENSAS NESTE DIA.

Confira, abaixo, a programação completa.

08h: Credenciamento

08h30min: Momento Cultural: Coral Meninas Cantoras

08h40min: Abertura Oficial

08h50min: Mesa: Tecendo saberes e fazeres da/na educação

• Profª Drª Cristina D’Ávila (Faced /Ufba)

Didática Contemporânea

• Profª Drª Eliane Costa (Unilab)

Currículo e as questões etnicorraciais na Educação Básica

• Profª Drª Giovana Cristina Zen (Faced/Ufba)

Concepções de Alfabetização em Debate

• Profº Drº Roberto Sidnei Macedo (Faced/Ufba)

Política de Currículo e Referencial Curricular Franciscano: Singularidades

Sessão de Autógrafos

12h: Intervalo para almoço

13h30mim: Apresentação dos Grupos de Trabalho

Skip to content