Seminário Bahia no Clima acontece no dia 25 de outubro

Programa inovador promove a imersão em questões climáticas e ambientais com a participação de cientistas e pesquisadores. Acontece até outubro em parceria com as prefeituras e aberta à participação cidadã. Meta é definir os riscos locais e apontar caminhos.

Os riscos climáticos aos quais a humanidade está exposta já no curto e médio prazo não são mais novidades para autoridades e população de todo o mundo. Acumulam-se episódios de ondas recordes de calor, chuvas, secas extremas pelo mundo e pelo Brasil, resultado da queima de combustível fóssil e desmatamento que provocam o efeito estufa que aquece a Terra. As mais recentes publicações científicas do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) alertam, claramente, para o risco que a espécie humana está exposta se medidas urgentes e contundentes não forem tomadas, tanto em escala global quanto local. “O Nordeste é a região do Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas”, ressalta Virgilio Machado, coordenador do projeto. Neste contexto, nasce o projeto “Bahia no Clima: Preparando os municípios”, que selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções apontadas para superar os desafios que estão postos para os municípios. O Projeto tem o patrocínio da Bahiagás.

Coordenado por Virgilio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em engenharia industrial com foco em tecnologias limpas, o programa colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas. De acordo com Leticia “a programação está sendo montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisão e a reflexão se insira na sociedade para que a mesma apoie e cobre políticas públicas”.

Após a alta procura por inscrições no início do ano, os municípios selecionados foram Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba. “A inscrição de tantos municípios baianos nos deixa otimistas de que isso pode sinalizar que há preocupação entre os gestores e entre a própria população, uma vez que tivemos bastante apoio voluntário no compartilhamento da divulgação do projeto” comenta Virgilio.

Em São Francisco do Conde, o evento vai ocorrer no modelo online no dia 25/10 às 09hr na plataforma Zoom com transmissão no Youtube da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Para maiores informações, procurar o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente através do Email: educacaoambiental.semapsfc@gmail.com ou do Telefone: 3651 – 8098.

SEMINÁRIO BAHIA NO CLIMA – SÃO FRANCISCO DO CONDE DATA: 25/10/2022
HORÁRIO: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA ZOOM

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA DO EVENTO (5 – 10 min)
➢ PREFEITO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE ➢ SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

PALESTRA 01 – CARACTERIZAÇÃO SOCIO-AMBIENTAL DO MUNICÍPIO (10-15min)
➢ SERVIDOR DA SEINFMA ➢ SERVIDOR DA SEDUC

PALESTRA 02 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS CONTEXTUALIZANDO COM O MUNICÍPIO (50 min)
➢ PALESTRANTE DO BAHIA NO CLIMA ➢ PALESTRANTE DO BAHIA NO CLIMA

MESA DE DISCUSSÃO (50 min)
➢ REPRESENTANTE DO PODER PÚBLICO (10 min) ➢ REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL (10 min) ➢ REPRESENTANTE DA ACADEMIA (10 min)
➢ PERGUNTAS DO PÚBLICO (20 min)

ENCERRAMENTO (5min)
➢ SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

 

 

Skip to content