SEPLAN promove curso de Sistema Gestor PPA

treinamento

A Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN, de São Francisco do Conde, está promovendo um curso de capacitação no Sistema Gestor PPA para os agentes de planejamento e controle do município. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (03, no auditório de informática do CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho) e terá continuidade na próxima quarta (04), no mesmo local. Esse sistema foi criado pela SEPLAN para avaliar as metas de governo na execução do Plano Plurianual, que é o PPA. O objetivo é criar uma forma de mensurar as políticas públicas na sua execução.

O curso busca capacitar os agentes de planejamento para executar esse sistema nas secretarias as quais pertencem. Os agentes são servidores da gestão, nomeados por cada secretário da pasta, sendo um titular e um suplente, que desde o 1º semestre do ano passado foram capacitados nas áreas de planejamento governamental, controladoria e acompanhamento das metas de governo e físico-financeira do orçamento. São pessoas que trabalham diretamente com processos, para facilitar na aplicabilidade do sistema.

“A princípio, os agentes passam por esses dois dias de capacitação e, em seguida, contarão com o apoio dos profissionais da SEPLAN para que durante o processo de implantação do Sistema Gestor PPA seja possível tirar possíveis dúvidas na própria secretaria de Planejamento, o que irá garantir uma melhor eficácia na implantação do sistema. Todas as secretarias o utilizarão independente de serem secretarias meio ou finalísticas. Este sistema nada mais é do que a materialização do que se faz na administração pública. Hoje nós contamos com a presença de 30 servidores nesta capacitação”, declarou a diretora de Planejamento Ana Gleise dos Santos Souza.

O sistema foi criado pelo servidor da SEPLAN, Salvador Peixoto, e vem sendo replicado para as outras secretarias através da diretora de Planejamento Ana Gleise dos Santos Souza, da assistente técnica Déborah Dourado e da secretária de Planejamento Silmar Carmo. A partir da utilização dele será possível fazer um balanço da distribuição das políticas públicas por localidade, a fim de identificar os locais mais e menos privilegiados e onde se pode tomar novas medidas.